Saturday, July 26, 2014

Vários Dias Depois....

NOVAMENTE O BES E O GES

Aos poucos, vai-se percebendo o que sempre se percebeu: não são coisas assim tão diferentes e estanques (como era e é evidente).
Depois do clássico está tudo bem vai ser preciso aumentar o capital. Poder-se-ia perguntar mas aumento de capital porquê se está tudo bem? Diluir participações sociais passou a ser uma cena apetecível? e a resposta à primeira é porque não está tudo bem mas deve ser dito em surdina e à segunda é não, não é uma cena apetecível.

Ouviu-se, também, dizer que o Banco de Portugal andou lá durante 1 ano e criar um cordão de segurança o que me parece ser um eufemismo para vender lixo a outros sem que eles saibam que é lixo mas evitando-se que sejam os nossos lixeiros a tratar disto o que, se formos rigorosos na apreciação mas menos rigorosos na explicação se chamaria de burla. Mas isso...

É, também, engraçado que o Ricardo Salgado fosse um génio para muitos (onde me incluo porque a única coisa que via era um Banco a bombar no aumento de mercado e a não precisar de dinheiro europeu para se aguentar) e que agora seja uma besta.
Para as pessoas normais, como eu, não é difícil este salto lógico porque só sabem aquilo que se lhes diz mas é evidente que os que vendiam a genialidade, ou muitos deles, pelo menos, saberiam que vendiam banha da cobra.
Eu não vejo as cenas polares a desfazerem-se no mar se não me disserem ou mostrarem por isso dependo de quem por lá anda. Agora, andar pelos Pólos e não ver a cena não é estupidez, é má fé.
Ricardo Salgado é um génio como a D. Branca e o Madoff.

A única coisa reconfortante é que a natureza humano não muda: o magnata tomba e já ninguém o conhece, toda a gente sempre avisou, nunca receberam dele favores e sempre quiseram distância daquele criminoso.
Onde estavam esteas gajos há, vá lá, 3 meses atrás? Isto é tão mais engraçado que o Advogado do Salgado (um gajo que está metido em TUDO desde sempre) decidiu mandar o filho.
Até tu, Brutus?

MUITO DO MAL QUE POR CÁ ANDA

Parece ser moda rebaixar o trabalhador português ou, se não se rebaixa, endeusa-se.
Como tudo na vida, a verdade costuma estar no meio mas não sei para que lado deste meio penderá mais.

Comportamentos:
a) a primeira coisa que ele faz quando chega é telefonar, ainda antes de ligar o computador;
b) passa o dia em suspiros e em queixas de que tem muito que fazer e sempre com esgar de dor;
c) veste-se de maneira diferente de acordo com as visitas e altera o horário de funcionamento dependendo de quem por lá anda no dia concreto;
d) treme de medo quando outra pessoa vai continuar o trabalho que começou.

Isto é um ele assexuado porque serve para qualquer dos dois.
Soubessem vocês o nervoso que isto que causa...

DEREK TRUCKS

A maneira como cheguei a este gajo é a do costume: uma música levou-me a uma banda e uma banda aos seus elementos e dos seus elementos a um deles.
Derek é guitarrista mas, em abono da verdade, toca slide o que é uma vertente que nunca me atraiu por aí fora, até ao Derek.

Agora, que por causa dele andei a ver coisas destas (Elmore James e afins) parece-me que é o melhor que já ouvi - ver BB King a vê-lo tocar é impagável e, na verdade, gratuito porque anda no Youtube.
Poderia falar da música mas não irei fazê-lo porque isso torna-me um nerd muito pouco cool que tento com força enterrar, ainda que sem grande sucesso.

A tónica, para o efeito, é mais esta:
O Derek não é conhecido por nada mais do que ser o que é e fazer o que faz. Pode parecer pouco mas é muito!
Quase nada de entrevistas; nada de roupas ou cenas garridas em palco; faz só o que está a fazer, ou seja, a tocar guitarra e sem qualquer folclore ou fogo de artifício; não se lhe conhecem dependências ou especial mau feitio; não anda a malhar nenhuma modelo (na verdade, é casado com uma mulher com quem agora toca e que, como ele, é conhecida apenas pelo que faz).

Este gajo podia fazer coro com a maioria dos que fazem o mesmo que ele e considerar ser o melhor slide guitarist do munto. Não o faz.

Isto leva-me, como acontece com alguma frequência, ao Messi.
Dos tipos que me lembro que foram ou são considerados super.craques o único normal é o Messi.
O CR diz que malha modelos e usa óculos sem graduação, o Cantona biqueirava adeptos, o Zlatan faz tudo o que se disse dos 2 anteriores e mais ainda, Ronaldo o Fenómeno considera-se branco e malha travecos....e o Messi não faz nada além de jogar.

Nos dias que correm, acho absolutamente admirável pessoas que fazem o que quer que seja magistralmente e a quem isto chegue, sem face-cenas ou tweet-coisas.
Gosto dos 2 e vocês deviam gostar também.

Thursday, July 10, 2014

Depois de um Post sobre alguma coisa....o Regresso do Nada

RUI RIO

Reconheço os méritos do Rui Rio mas também os seus defeitos e, entre o deve e o haver, inclino-me intelectualmente para uma prevalência dos méritos mas emocionalmente para o seu contrário.
A forma como o Rui Rio tratou a mais importante instituição do Porto (o FCP, evidentemente) é de um idiota e a forma como tratou a cultura de um idiota é.
A forma como o Rui Rio cortou tachos é largamente apreciável e a forma como equilibrou contas também o é.

Daí, ainda que me doa porque não gosto de otários, tivemos o Presidente da Câmara que precisávamos e deviamos estar-lhe gratos. Acrescento que deviamos e estamos.

Mas o assunto, agora, é outro.
Rui Rio é menos diferente e altivo do que aquilo que muitos - entre os quais o próprio - gostam de pensar.
O homem que não era político mas apenas estava político nunca existiu.
Rui Rio, como todas as pessoas, quer alguma coisa e ele quer uma coisa muito mais perigosa do que dinheiro, ele quer poder.
Rui Rio ia deixar a vida pública mas já está a ressacar, daí voltar a precisar do produto.

Sabem, eu não uso expressões como a que vou usar com muita largueza mas ele faz-me lembrar aquele cujo nome não devemos pronunciar...têm muitas parecências.

BES

Poderia escrever GES em vez de BES, o eufemismo que se arranjou para evitar dizer que por causa da família o banco está de rastos. E eufemismo porque quando há confusão entre o que é de quem o resultado não é agradável. E eufemismo porque quando uma coisa é claramente distinta da outra é desnecessário um hérculeo esforço para vincar as diferenças.

Mas enfim.

O gajo da PT empresta metade do valor bolsista desta a uma empresa do GES (porque não lho emprestou o BES se era um bom negócio) que estará falida (hoje ouvi que uma das empresas do GES pondera apresentar-se à insolvência).
Porquê?
Bem, porque o gajo que emprestou foi lá posto pelo gajo a quem o dinheiro foi emprestado (e, de volta ao eufemismo: a PT empresta a fortuna e uma empresa detida pelos mesmos gajos que detêm o BES e por sua vez o BES detém parte significativa da PT. Percebem, agora, como é muito pouco clara a distinção do BES e do GES? Porque só meia dúzia de papéis a apoiam enquanto a realidade dá uma chuvada de apoios contrários).

A OI colou o pistão;
Dois administradores da OI demitiram-se de imediato;
A PT tombou 30% em bolsa HOJE.

É a Puta da Loucura, não é?
Cadeia para estes animais! Para todos!

MUNDIAL

(nem era sobre isto que eu ia falar mas é mais forte que eu:
Não há televisão ou jornal que não fale do Brasil como país irmão e apoiado por todos os portugueses. Eu não conheço estes portugueses. Conheço 1 ou 2 que apoiam o Brasil e não mais que isso.
Eu, por exemplo, sou Argentina - e, naturalmente, não apoio o Brasil, aquele que é, para mim, o melhor país do mundo. Porquê? Emocionalmente sou Argentina porque vi o Maradona. Torço Argentina porque torço Maradona e a minha geração é como eu)

Depois do 7 a 1 vi a conferência do Scolari em directo e completa. Achei-a ridícula, como acho o próprio Scolari, e vi aquele idiota comportar-se como de facto é.
No dia seguinte, contudo, li, ouvi e vi coisas como Scolari assume a responsabilidade pela derrota!!!.

Não, não, não, não. Ele não fez nada disso!! Ele disse essa frase mas o enquadramento é outro que ocupa muito tempo de antena e, por isso, não interessa.
Este é o exemplo claro do motivo pelo qual é preciso perder tempo para perceber; ver para entender; ler para compreender.

O que aconteceu - ainda que resumidamente - foi o seguinte:
Quando um jornalista lhe perguntou quem era o culpado pela derrota o gajo disse que quando ganham ganham todos e quando perdem perdem todos. Aliás, acrescentou, quando for perguntar aos jogadores eles vão dizer o mesmo.
Outro jornalista insistiu na pergunta e depois do seleccionador ter repetido o mesmo, acrescentou, ainda, que se ele (o jornalista) achava que quem escalou a equipa (esqueceu-se de quem fez a convocatória também. Coisa de somenos) é o responsável, então responsável era ele.

Entenderam?!
Para ELE o culpado são todos; para os OUTROS que entendem que o responsável é quem faz a equipa o responsável é ele!

Foi isto! Precisamente isto!
O Brasil leva 7 com uma defesa vergonhosa que apenas era disfarçada pelo craque que é o Thiago Silva (e pensar que ele andou pelo Porto B...). O problema não foi Neymar! O problema foi Thiago Silva! O Brasil perderia com os 2 porque a Alemanha é muito melhor equipa mas com o segundo não levava 7.

Se quiseres extrapolar esta cena com tudo que nos envolve, podem. Eu faço-o.
Não sou adepto de grandes teorias da conspiração porque a realidade parece-me sempre mais prosaica:
Não há tempo para explicar tudo, por isso, dá-se umas pinceladas e essas pinceladas transformam-se em verdade quando quem as ouve vai contar aos amigos.
Para se SABER é preciso perder tempo. Para se SABER é preciso saber mais. Para se FALAR num café, é suficiente.

LOVE

LOVE

(não gosto do uso de estrangeirismo mas gosto ainda mais do desconforto do uso da palavra amor ao que acresce que hoje se esqueceu do termo gostar para toda a gente passar a amar tudo. Não há saco - sendo que quem nos contagiou com este amar tudo foram os brasileiros, que também nos deram o não há saco )

Bem...
As poucas relações que tive começaram porque não vi o seu início. Fui apanhado na curva (felizmente apanhado, para que não pensem que foi uma coisa que me entristeceu) e quando dei por mim estava dentro.
Curiosamente, ainda que nem tanto, as mulheres por quem me apaixonei antes de ter contacto físico nunca fizeram parte do meu rol de relacionamentos. Nunca fui bem sucedido especialmente porque nunca tentei.

Como todo o bom control freek não gosto do que me escapa ao controlo. Não gosto de esperar por necessidade e não por vontade. Não gosto de esperar telefonemas. Não gosto de ficar feliz quando recebo telefonemas. Não gosto de ver caras de pessoas quando fecho os olhos antes de as invocar. Não gosto de estar no degrau de baixo e na dependência do humor dos outros para definir o meu.
Quando vejo alguma destas coisas acontecer, fujo rápido!

Mas não gostas do formigueiro no pescoço e das borboletas no estômago? Não. Prefiro formigas no chão e borboletas no ar.

Há hipótese de eu estar interessado em alguém (nem consigo escrever claramente o que se passa) e isso está-me a matar!
Entrei em ataque directo e frontal a todas as fêmeas em quem consigo pôr as mãos e a recusar todos os locais onde posso encontrar a minha armadilha de urso.

PIOR:
Eu, que a desconhecidas (que posteriormente facturei, é verdade) consigo responder sem grande preparação à pergunta porque olhas para mim assim? com um assim como? como um leão olha para uma gazela? finjo ignorar quem não quero ignorar e - IMAGINEM - simular que nem me lembro quem é não porque é cool mas porque fico nervoso....

Como posso eu admitir um sentimento que me causa nervosismo quando sou o exacto oposto disto?
Não, Não, Não!!! Pelo menos até conseguir evitar...

Rápido e Ainda dentro:
Há uns dias passou por mim a minha mais antiga ex e aquela que demorou mais tempo com o que - soube depois - é o marido.
O que fez ela?
Ignorou-me e eu devolvi o favor, especialmente porque não tenho vontade de complicar opções alheias quando não me incomodam.

MAS!
Como eu fujo da primeira, esta foge de mim.
O pessoal esconde-se quando tem medo e quando se sabe que o pessoal se esconde quando tem medo aquele que temes ganha muito mais poder do que tinha antes.
A vocês, meus amigos, quando estiverem em situações semelhantes não finjam não ver. Vão de frente porque desarmam um e favorecem outro, que é o que deve acontecer.

VONTADES

Tenho uma teoria antiga que nunca me falou e vem sendo confirmada.
Há uma diferença entre o que as mulheres querem e o que as mulheres querem querer.

Já todos vimos filmes e conhecemos pessoas a quem se diz constantemente que a mulher que o apanhar vai ter sorte porque essas pessoas são tudo que as mulheres querem. Curiosamente, é parecido com o toda a gente comeu aquela gaja e tu pareces ser o único que o não fez: és o que todas as mulheres querem menos eu (e este eu é a maioria) e todos comeram aquela gaja menos eu.
Eu já fui este gajo durante uma parte da minha vida e felizmente essa minha fase terminou antes do final da adolescência mas não muito antes...

Então:
As gajas podem dizer que gostam de gajos sensíveis mas ponham um gajo a chorar baba e ranho e vejam o que dizem elas dele às amigas;
As gajas podem dizer que gostam de gajos fiéis - o que acredito ser verdade - mas quantas querem mesmo é roubar o gajo fiél da outra? E o gajo da outra deixa de ser fiél, tando da outra como da própria;
As gajas gostam de gajos maduros que evitam confusões mas ainda estou para ver a primeira que aprecia o seu gajo ter uma conversa elevada e educada com o gajo que a apalpou;
As gajas gostam de gajos resolutos e confiantes que não precisam de competição para se afirmarem mas gostaria de conhecer a primeira que não pingou quando o seu gajo terminou alguma coisa à frente de todos os outros gajos.

Para que se entenda sem equívocos quanto ao meu conhecimento empírico:
TODAS as namorada que tive namoraram exactamente antes com pamonhas. Pamonhas de quem todos os amigos e amigas gostavam porque as tratavam bem (o que é o mesmo que dizer que eram obedientes) e de mim gostavam menos porque as tratava pior (o que é o mesmo que dizer que não era obediente).
ELAS contudo preferiam-me mas não me queriam querer.
ELAS eram partidas com mais fulgor e sabiam que não é possível ser-se um animal quando é o que se quer e um gatinho doméstico quando se precisa.

TODOS esses relacionamentos terminaram, também.
TODAS elas voltaram, posteriormente, aos pamonhas mas isso é uma outra história que se prende com outras atitudes mentais e sociais sobre as quais não me apetece, agora, discorrer.

Talvez TODAS sejam, agora, mais felizes mas essa felicidade parece impedi-las de me encararem de frente e cumprimentar como velhos conhecidos que somos quando acompanhadas...e aqui entramos num outro assunto para o qual pode esta apreciação ser resposta:

Meu Deus, há tanta gaja mal comida no mundo porquê?