Saturday, July 08, 2006

Ilusão

A dor dos outros é a incógnita das incógnitas.
Ouve-se com uma frequência absurda "eu entendo" e "sei o que estás a sentir" e "isso passa".
"Eu entendo"....entendes o quê?
"Sei o que estás a sentir"...sabes como?
"Isso passa"....e passa quando?
Nunca vi utilidade na comiseração, desconheço o que essas frases feitas terão de milagroso para fazerem qualquer tipo de efeito, não sei de onde vem a capacidade de entrar na pele dos outros por mais que os conheçam e por mais similar que seja uma situação passada.
Poderia qualificar como pretensioso este tipo de comportamento...mas não acho que seja.
Acredito que em muitas situações será um intenção sincera de quem quer ajudar, no entanto, não faz sentido e não ajuda.
A dor resulta de uma sensibilidade que resulta de uma visão que resulta de um sentimento que resulta de uma vivência.
Como poderá ser entendida por quem não a sente?
Como poderá alguém ter uma leitura emocional tão precisa de outra pessoa?
Como se sabe um resultado que não provém apenas da soma simples das parcelas?
Não dá...não é possível...
Quanto a mim, a ajuda vem do ouvido do outro e do ombro.
Não quero que me "compreendam" e nem que "saibam o que estou a passar".
Chega-me (e já é tanto) saber que alguém estará lá e que estará lá por mim.
Não entendam...respeitem

0 Comments:

Post a Comment

<< Home