Thursday, April 27, 2017

Palmada Nas Costas

Deram-me uns óculos de sol e eu estava lá para os escolher.

A escolha ficou reduzida a dois: uns de 100,00€ e outros de 240,00€.
O enquadramento é este:
Perguntaram-em qual dos dois queria e respondi o seguinte:
Os de 240,00€ (tratei-os pela marca) são manifestamente mais bonitos mas acho que os de 100,00€ (também os tratei pela marca) acho que me ficam melhor.
- Hmm...não sei. Não te preocupes com o preço!
...eu não me preocupo com o preço. Interessa-me se gosto deles ou não; se me prefiro ver com uns ou com outros.

Escolhi os de 100,00€ e fiquei mais contente por tê-los escolhido do que pelo facto de os ter. Aliás, fiquei muito mais contente por ter escolhido os baratos.

Descontando o facto de se ter dinheiro ou não para adquirir as coisas, defendo que o preço interessa nada. Não releva quanto custa. Não releva a marca. Só tem peso decisivo gostar da coisa. Só tem peso decisivo o que, de facto, é decisivo: se quero ou não.

Às vezes, contudo, isto é uma afirmação vazia.
Às vezes, dizem-se este tipo de coisas porque se não tem dinheiro para as comprar. Às vezes, a realidade é que subalterniza a importância que se dá pelo facto de, à partida, não se poder ter.
Esforço-me muito para não ser assim mas este tipo de afirmações só ganham o peso de verdades quando confrontadas com elas em termos reais.

Perante a situação, cumpri o que achei que cumpriria. Fiz o que acho que se deve fazer. Talk the talk e walk the walk.

A outra marca seria mais impressionante para quem me visse com eles;
A outra marca dir-me-ia que possuía algo verdadeiramente caro;
A outra marca mostraria, por si, a quem comigo se cruzasse que eu era - ou, pelo menos, parecia - bem sucedido;
A outra marca ser-me-ia concedida sem que, sequer, tivesse de pagar por ela.

Digo que nada disto me interessa.
Mostrei que nada disto me interessa.

Esta situação fez-me sentir bem na minha pele.
Não é que seja raro sentir-me bem na minha pele mas é bom ser relembrado que devo ter orgulho naquilo que sou, apesar de todos os (enormes) defeitos que me tornam muito mais pesado do que deveria ser.

....e porque estou contente, não teremos depressão em melodia:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home