Thursday, June 29, 2017

I e II

I

Estava sentado num sítio com outras pessoas e essas pessoas estavam a falar.
Como é habitual, estou a maior parte do tempo em off porque não tenho interesse na maioria das coisas que se vão dizendo, especialmente quando tem que ver falar de outras pessoas.
A dada altura, contudo, as minhas antenas ligaram:
- O B está chateado. Queria saber das férias e, este ano, não vai dar.
Pois. Eu falei com ele sobre isso das férias. Parece chateado.
- Imagino por que motivo está chateado...
(aqui, pensei no clássico de gente que fica ofendida com receber menos atenção do que acha que merece ou que não se dá bem quando as coisas mudam e o tempo de que se dispõe para elas diminui)
Disse-me que ir de férias só com a S é uma seca...

Sim. A S é a mulher dele.
Não dá para entender, pois não?
Bem...dá um bocado porque quem disse que imaginava o motivo estava certa quanto ao motivo.

Sim. Não sou tão esperto como, por vezes, julgo.
Nunca me ocorreria que alguém achasse uma seca ir de férias com a mulher porque não me ocorre que seria minha mulher quem eu achasse chato passar tempo.

....e isso passa para o II

Ouve-se em cada canto que as pessoas são muito competitivas! É uma moda que se pegou e mais uma palavra que, por causa desta moda, deixou de ter o significado que devia.
A maioria não entende o que é ser muito competitivo e - suponho - o principal motivo é nunca terem competido; nunca terem competido mesmo.

Exemplo prático (não tem que ver com competição em si mas tem que ver com o desfasamento com a realidade)
De vez em quando tenho brincadeiras um bocado mais brutas. Nunca para magoar mas para ouvir queixas e rir-me um bocado.
Numa destas brincadeiras, a irmã dela diz:
Ah...se isso fosse a sério, partia-te todo.
- Quem, tu?
As duas!
- ...tu percebes que se eu decidisse partir-vos às duas não havia nada que vocês pudessem fazer certo?
És maluco!!

Olhei para ela e ri-me porque ambos sabíamos que a irmã acreditava na idiotice que estava a dizer.

Por isso...
as pessoas que pensam que são competitivas não têm, normalmente, a percepção que não se é competitivo até quando dá jeito ou até quando aleija;
as pessoas que pensam que é giro ser competitivo não passam, provavelmente, uma ou outra noite em claro por uma derrota que tiveram há anos e anos atrás.

Outro exemplo:
tenho a certeza que ninguém gosta de fazer o que não quer ou não tem vontade e, possivelmente, muitos serão veementes na afirmação...só que a maioria não deve estar disposta a pagar qualquer preço para não fazer o que lhes não apetece.

Por isso...
achem giro dizer que são competitivos e que só fazem o que têm vontade mas não queiram que seja verdade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home