Monday, August 07, 2017

Fotografia

I

Sempre apreciei fotografia.
Agrada-me captar um determinado momento que tenta contar o movimento que o precedeu e o que se seguirá e gosto, particularmente, do que é dito sem que se use a codificação em palavras a que estamos habituados.
Acho sempre que se diz mais quando não se fala porque as palavras são racionalizações do que queremos transmitir e isso é sempre menos seguro quanto à verdade; quer porque não se consegue traduzir quer porque se pode, conscientemente, dizer outra coisa que não a realidade.

Curiosamente, não tinha (agora, vou tendo) muitas fotografias minhas.
Poder-se-ia pensar que é uma questão de não apreciar ver-me mas não é o caso. Nunca vi um espelho que não considerasse meu amigo;
Poder-se-ia pensar que é porque prefiro não dizer o que não quero. Pode ser;
Poder-se-ia pensar que não me acho suficientemente interessante para andar por aí impresso em papel ou reproduzido em pixel. E é.

Por ser como sou, não me apetecia ter uma máquina fotográfica decente porque tenho pouca inclinação para o suficiente.
E, também em resultado da minha personalidade, custa-me gastar uma batelada de dinheiro em mim.

....o que descrevi não mudou mas mudaram o cenário por mim.

II

Como disse, agora tenho mais fotografias que me envolvem e isso não resultou de um impulso meu mas também não me incomoda.

De entre todas as fotos que tenho agora - a maioria, com Ela - a que me lembro sempre que penso nelas é uma que tirei eu em que se me vê da barriga para baixo e Ela está na ponta da cama, meio de costas, com a mão em cima do meu pé.

Podemos dizer muitas coisas uns aos outros mas o facto de precisarmos de ter contacto - mesmo que uma mão em cima do pé que não está a fazer nada além de se encontrar pousada - evita as palavras e, com atenção, diz outras coisas ou as coisas que mais interessam.

III

Agora, recebi uma máquina avançada (demasiado avançada para o que consigo fazer mas é isso que quero e isso que gosto. Não faria sentido ser o material a seguir-me.) e excluindo o desconforto que me causa tê-la recebido...

Vamos pedir opinião para saber o que aconselham.
 - Não, não, não...

...e passei um bom par de horas a perceber o que eram coisas como ISO e Diafragma e a ver testes às concorrentes e analisar o que queria mais e o que queria menos. Além disso, estas duas horas vieram depois de muitas outras. 
Eu sabia que queria uma DLSR e só para saber isso demorou bastante tempo.

Sou obcecado.
Não é fixe mas tem algumas vantagens.

Mas a verdade que ouvi e que já conhecia é esta: um dos gajos (o que fez a review que preferi) disse qualquer coisa como: Amigos: tudo isto de que vos falei é importante e a qualidade do material também o é mas, feitas as contas, o meus importante é o fotógrafo.

E isto é óbvio.

Naturalmente, eu como todas pessoas do Mundo, acham que têm talento para algum tipo de arte mas, contrariamente à maioria das pessoas do Mundo, tendo a pensar que estou errado.

No caso da Fotografia, há dois motivos que me dizem que posso fazer alguma coisa decente:
1. Tenho um imenso interesse em olhar e ter atenção às coisas e menos para falar;
2. Tenho muito interesse em fazer muitas vezes a mesma coisa até que apareça o que quero que apareça.

Happy.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home