Monday, November 13, 2017

Exaustão

Antigamente, era daqueles gajos muito irritantes que corrigia o que as outras pessoas diziam quando estavam enganadas.
Não, isso não é assim, Não, isso não se diz assim, Não, isso não se escrever assim, Não isso não aconteceu assim e por aí fora.
Poderia pintar agora o quadro desinteressado de que só queria ajudar ou só queria que as pessoas aprendessem mas não era o caso; o que eu queria era que se percebesse que eu era mais esperto e que sabia mais cenas.

Isso mudou com o avançar da idade.
Primeiro, deixei de querer saber se os outros me viam tão valioso como eu me via;
Segundo, comecei a perceber que isto me trazia chatices e nenhum proveito porque criava nas outras pessoas a ideia de que estavam a ser enxovalhadas (e a esmagadora maioria das vezes não era verdade);
Terceiro, passei a cagar no que os outros pensam quando não me traz qualquer consequência.

Esta evolução - se é que o foi - termina na minha decisão de apenas dar opiniões que me são solicitadas, independentemente da estupidez que me seja trazida pelo vendo.
Hoje, só quando expressamente interpelado para o efeito teço comentários sobre aquilo que não me diz respeito.
E o que te disse o K sobre isso (eu estava presente)?
- Descreveu o que achava poder vir a acontecer dependendo da escolha que tomasse mas não emitiu opinião sobre a escolha em si.
Oh, K, então?! Tu tens sempre opinião.
- Tenho mas só a digo quando expressamente pedida.

Parece fundamentalismo. E é.

O corolário destas duas coisas levou a que me ponha ao fresco sempre que exposto ao que, aos meus olhos, são parvoíces.
Opiniões disparatadas quanto a política;
Dizeres sem qualquer fundamento sobre ciência;
Posições que resultarão num resultado oposto ao que a dita posição pretende.

O problema é que, muito raramente, fico preso como um pássaro enjaulado por incorrecções e parvoíces e sinto o antigo K borbulhar e querer corrigir toda a gente; na falta de escapatória, tendo a querer fazer o que faço sempre quando encurralado: bater.

Orgulhosamente, direi que tenho conseguido evitar retornar ao anterior mas isso, neste última caso que descrevi, deixa-me completamente exaurido; parece que levei pancada da grossa.
Pá, vou ter de dar um tempo a isto. Foi muito agressivo. Vou ter de recuperar...

YES


E...

(esta é por conta da série Mindhunter)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home