Saturday, March 24, 2018

Não Ouvir

Outro dia, Ela disse-me:
...e eu disse-lhe que há outro problema com a minha autoridade: sou uma Mulher a mandar em Homens.

Eu conheço-a e o gajo a quem Ela disse isto é esperto o suficiente para entender exactamente o que foi dito mas, as mais das vezes, quem a ouvisse dizer tal coisa presumiria que iria estar a vitimizar-se por ser Mulher.
Não estava.
É um facto que, por muitos motivos, é mais difícil a uma Mulher impor o seu papel de líder especialmente quando pretende/tem de liderar Homens.

....e isto de se pensar que se ouviu o que não se ouviu é um problema.
Há uns anos, quanto terminei um relacionamento longo, soube que os amigos dela lhe tinham dito que seria uma coisa boa porque...eu a tratava mal...

Reparem: eu não sou um santo e há, de certeza, melhores amigos/namorados/maridos que eu mas eu trato muito bem as mulheres da minha vida. Isto não é uma pergunta. É uma afirmação de um facto.
O que se dá é que sou, também, um Homem e há muito Beta que se sente inseguro e não entende Alphas. Há muito panisga por aí que é incapaz de entender como pode alguém ser assertivo e, em boa verdade, até desagradável quando há motivos para desagrado mas trata bem quem escolhe tratar bem (o que é típico de Beta).
E sim: foram Homens (?) que disseram que achavam que a tratava mal. É muito raro Mulheres acharem que eu trato ou sou capaz de tratar uma Mulher. Porquê? Porque as Mulheres percebem o que é dirigido aos outros e o que lhes é dirigido a elas.

Bem, mas não era bem isto:
as pessoas tendem a ouvir as palavras e, depois, interpretá-las à luz daquilo que entender ser a normalidade. 
Quando a maioria ouvir alguém dizer uma Mulher liderar Homens é mais difícil achará que se está a fazer de coitada;
Quando a maioria - dos Homens, talvez - vir um gajo dizer-lhes olha, isso não me interessa; não estou para ouvir essa história ou olha lá, estás a falar com quem?! pensará que esse tratamento hostil será indiscriminado.

....e isto lembrou-me outra coisa:

Durante muito tempo foi defendido que os psico e sociopatas eram incapazes de empatia e isto é estúpido.
Achava-se que os psico e sociopatas eram incapazes de se colocar no lugar dos outros.
E isto é estúpido porquê?
Ora, porque sendo esta gente óptima a avaliar carácter e características dos outros, era impossível desempenhar esta função sem se colocarem no lugar delas, para as avaliar.

O que será verdade é que não são capazes de valorizar os sentimentos dos outros; não que não os entendam.
Quando dão conta de uma vulnerabilidade, exploram-na.

Lembrei-me disto porquê?
Ora, porque os gajos que acham ou achavam que os psicopatas eram incapazes de empatia não conseguiam, realmente, distinguir o não conseguir empatizar com tou-me a cagar com o que tu sentes.

São coisas diferentes mas ouviam e viam o que queriam ouvir.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home