Wednesday, May 08, 2019

Confiar em Gente

É difícil confiar nas pessoas e assumo-me como desconfiado.
Por norma, associa-se a desconfiança a insegurança ou trauma ou cinismo. Provavelmente, assim se associa por ser verdade. É como a palhaçada dos lugares comuns: não os aprecio mas não apareceram de gestação espontânea nem foram completamente inventados. São usados e são comuns em resultado de experiência adquirida e demonstrável.

(eu sei, eu sei. Todos são especiais e, por isso, nunca se identificam com lugares comuns. Se todos fossem especiais tornar-se-iam. ipso facto, comuns. Mas e explicar isto?)

Ainda que conceda que pode dar-se o caso de desconfiar por conta de alguma das merdas a que me referi, o que me parece é uma outra coisa.

As pessoas são egoístas. É difícil confiar-se em gente egoísta.
Ah, K, quanto cinismo! Nem todos somos egoístas!!!
Falso. Só gente com problemas não é, intrinsecamente, egoísta. A Natureza e a Biologia são egoístas. 
Se tivermos de escolher entre nós e outros, escolher-nos-emos Nós. A vida é uma luta pela sobrevivência. Antes, era uma luta pela sobrevivência literal e hoje, com aquilo a que desaprendemos a viver, é mais metafórica mas igualmente poderosa.

Não é cinismo.
Eu nem sequer me ofendo por alguém ter os seus interesses em primeiro lugar. Se mo disser, considerarei que é honesto. Aprecio gente honesta.

Os cães ladram porque são cães.
As pessoas são egoístas porque são pessoas.
Ora, se não levo a mal que um cão ladre...

A minha desconfiança nada tem de pejorativo, resulta, apenas, de uma constatação de facto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home