Tuesday, January 08, 2008

Racismos

Um destes dias estava a ver o meu programa informativo (The Daily Show) e vi uma reportagem sobre um vereador da câmara de NY (em que este também participava) sobre a sua proposta de banir a N Word do vocabulário do povo.

O Nigger será o nosso Preto em tradução mais ou menos livre.
Bem, não me parece a mesma coisa...

Direi uma coisa: Eu não gosto da palavra Negro.
Primeiro, porque não acho que sejam Negros mas Pretos, da mesma forma que eu não sou Claro mas sim Branco.
Segundo, porque acho de um paternalismo atroz.

Repare-se, se eu olho para alguém eu não tenho particular interesse em descrevê-lo, para mim, etnicamente. Assim, de mim para mim nenhum dos termos faz sentido.
Quando tenho necessidade de descrever uma pessoa de outra etnia a uma outra, quando me quero referir a ela mas o tipo com quem estou a falar não a conhece, descrevo-a pelos seus traços característicos e, em Portugal, um país esmagadoramente caucasiano (outra palavra que me desagrada), ser Preto é um traço característico.

No dia em que eu der por mim a pensar "que termo hei-de usar?" será um dia triste.
Não uso conotação negativa no termo Preto e, por isso, não penso sequer nele.
Parece-me bem mais perigoso o movimento de tentar suavizar uma coisa que não precisa de qualquer suavização... preto é o mesmo que loiro que é o mesmo que magro que é o mesmo que alto que é o mesmo que baixo... é uma característica que facilitará a descrição.

Eu tenho pra mim que não há palavras más.
Tudo depende de quem as diz e como as diz.
Negro, de acordo com a forma como penso, não seria bom porque não seria natural.
Repare-se, chamo Filho da Puta a quase todos os meus amigos, em determinados contextos, e isso não é ofensivo... no caso é até uma cena próxima do male bounding.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home