Saturday, June 06, 2015

Com um Bocado Mais de Tempo...

JORGE JESUS

O terramoto do momento é a ida do JJ para o Sporting provindo, directamente, do SLB.
Já me parecia há bastante tempo que ele não iria ficar no SLB e nunca me pareceu que fosse vontade própria a determinar o desfecho.

Na véspera da notícia da troca disse qualquer coisa como isto a um benfiquista:
a) o JJ não fica;
b) o Vieira quer corrê-lo porque enquanto no Porto o campeão é sempre o Pinto da Costa, no SLB o campeão é o JJ e isso mata o Vieira;
c) não me acredito que ele vá para o Sporting e nem sequer para o Porto; era um tiro no pé sair de lá para outro clube directamente rival...ficava-lhe mal. Vai 1 ano pastar para qualquer lado e depois volta.

No dia seguinte, confirmou-se a ida.
Não me vou referir ao Bruno Carvalho porque não merece e nem vou tocar no facto do JJ ter assinado ou assumido um compromisso com um clube que ainda tinha treinador o que revela a falta de chá cujo gosto JJ nunca conheceu.

Pensei, então, que ele deve ter ficado muito ressabiado com qualquer coisa que lhe tenham feito e que isso não se resumia à patética proposta de metade do ordenado para um bi-campeão (o que, por si, revela a vontade de o pontapear no fundo das costas)...
Então, o mesmo benfiquista com quem tinha falado antes diz-me que na BTV tinham justificado a saída de JJ com o facto de ele não aceitar ter 5 miúdos da formação no plantel principal. Era parvo, disse-lhe isso, não sei como se pode crer na BTV em qualquer assunto relacionado com o patrão mas muito menos nestes.
Ontem à noite, o RAP disse que já havia sido confirmado que, pelos visto, em vez do que a BTV tinha descrito do almoço ou jantar o que terá, realmente, acontecido foi que foi mostrada ao JJ uma carteira de propostas (pelo seu próprio presidente, o que é a puta da loucura) milionárias de outros países e que foi aconselhado a aceitar.

Sem ter a certeza, tendo para a segunda explicação e esta segunda explicação revela o motivo do ressabiamento de um enorme ressabiado.
Ainda assim, parece-me que o JJ só tem a perder....excluindo o sempre importante vil metal.

JJ passou a Judas, justamente, parece-me.
Ele tem razão para estar ressabiado mas pôr um país contra ele (incluindo os Sportinguistas, que queriam o Marco Silva, o único que sai bem disto tudo) depois de mais de metade o ver como herói não é uma decisão inteligente.

Fosse fazer um aninho de férias...

OS CIGANOS

Houve, por esta semana, um processo judicial que chegou ao fim e que envolvia Ciganos e, mais particularmente, o casamento de menores dentro da comunidade.
Não me interessa, para o caso, a decisão nem vou tecer grandes considerações sobre uma comunidade em relação à qual o meu conhecimento é muito reduzido.
Também não direi coisa nenhuma sobre imigrantes (até porque nem sei se estamos a falar de imigrantes), em relação aos quais nada tenho contra nem acho que sejam a raiz do mal de coisa alguma.

O que tenho para dizer é isto:
vieram logo psicólogos e cenas dizer que deveríamos contextualizar e entender a cultura e que tais. Que não se podia julgar em desconhecimento e que as tradições têm de ser respeitadas e tal.

Meia tanga!
Concordo que se respeitem tradições mas não quando contradizem a Lei do país onde se habita.
Sou completamente a favor que se respeitem costume e coisas do género mas não se pode admitir um costume em que se casam menores de idade entre eles ou, pior e que também acontece, maiores de idade com menores de idade. Quando se vive numa qualquer sociedade e se usufrui do que tem para oferecer (sejam estradas, hospitais ou RSI) não se pode permitir que se escolha cumprir com o que dá jeito.

Falei de imigrantes por causa disto mesmo.
Quem vem procurar uma vida melhor é bem vindo. Nós portugueses, os trolhas da Europa até há menos de uma geração, deveríamos ser os últimos a defender xenofobia porque somos um povo imigrante desde sempre e, infelizmente, a intensificar essa actividade.
Agora,
temos de ser corteses e respeitadores com o anfitrião; temos de respeitar a casa para onde vamos - devendo, naturalmente, ser respeitados em troca - e não afrontar decisões tomadas por quem nos recebe e nem sequer nos convidou formalmente.

Esta new age de compreensão a qualquer custo são as térmitas das nossa madeira que só se descobrem quando tudo está podre.
As pessoas precisam de regras para conviver; as pessoas precisam de ordem; as pessoas precisam de Estado...e se duvidam, dêem uma volta pela Síria e pelo Paquistão ou, até há meia dúzia de anos, pela Colômbia.

O sonho de se viver em paz sem a, pelo menos, ameaça de um cajado é só isso, um sonho.

COISAS COM GRAÇA

1.
Como é do conhecimento generalizado, as minhas sextas são difíceis, sempre. E mais difíceis se tornam quando se alia a este simples facto temporal com o sentimento de as minhas defesas estarem a soçobrar. 
Esta sexta foi assim. Senti as forças esvaírem-se e a hipótese de fazer o que não queria ou ser quem não gosto de ser pairou no ar.
Felizmente, tive sorte e o almoço tirou-me disso porque,..foi divertido.

Houve vários sub-temas do mesmo assunto, o que mais me interessa e que são as pessoas e as suas relações.
Ri-me muito quando ouvi: nãã, eu quero mudar de casa desde o início porque o I viveu lá com outra gaja antes. É completamente irracional mas nada estranho. As pessoas não são racionais quando gostam.
Em resposta, porque não gosto de deixar as pessoas sozinhas, disse: pá. Queres pior? Eu nunca quis virgens na vida e não é possível eu ter um relacionamento, oficial, com alguém antes de ir para a cama com ela. Não posso dar um passo desse tipo sem saber se vale mesmo a pena e se um gajo se entende...depois, quando passo a ter um relacionamento, fico fodido por ela não ser retroactivamente virgem. Não gosto que tenham mexido com o que me pertence! Ela percebeu a idiotice da coisa e rimo-nos muito. As pessoas não são racionais quando gostam.

Depois, a cereja em cima do bolo e, provavelmente, o principal motivo para nos darmos bem:
- K, ouvi outro dia a X dizer que eras um monumento...OUTRA VEZ!
- Sim, sim. E hoje, por causa da história dos cafés e dos cigarros foi um bocado mais agressivo...
- Oh, pá. Se ela ao menos fosse mais esperta e interessante, quem sabe....
- Nop. Ela não quer nada comigo. Ela só quer que eu queira alguma coisa com ela. Gosta de atenção e essas cenas. É uma teaser.
- Bem... deves ter razão ou, pelo menos, achar mesmo isso porque se achasses que ela te queria sacar dirias....
- Evidente! Mas já te disse milhares de vezes: ninguém me quer!
- Ah?! Nem sequer precisamos de sair do recinto! 
- Oi?! Quem é que me quer sacar e eu não sei?! (foi a primeira vez que se descaiu sobre aquilo de que não se fala na minha presença e eu queria ver até onde a coisa ia porque gosto sempre de saber o que se diz sobre o que eu sei que se fala).
- Sabes... temos um problema parecido. Somos distraídos... tu não sabes quem é e eu esqueço-me com muita facilidade do nome das pessoas...

Mais uma vez, ri-me muito.
A sexta feira melhorou.
Gosto de gente que não é burra mas fica calada (gosto quando gosto...porque gente deste tipo também tende a ser perigosa...)

2.
Convidaram-me para aparecer e recusei por motivos que não tenho vontade de explicar e que também não têm muita graça.
O que tem graça, é isto:
Sabes, K. Eu tenho muito cuidado com esse tipo de coisas, também, e se achasse que era um problema não te convidaria. Eu não sou de ter casos (e aqui, um breve silêncio porque pressentiu o estado em que a minha cara tinha ficado quando falou em caso mesmo tendo acontecido telefonicamente)...quer dizer, não que nós tenhamos um caso!!!

Gente que me conhece bem é perigosa...
Percebeu logo que eu estava de faca na mão para cortar tudo mal fosse feita menção a qualquer tipo de coisa contínua mesmo que seja contínua.
Retratou a tempo e continua a trabalhar na sombra, o que eu sei e permito, porque os meus issues são do conhecimento dela.

3.
Já falei sobre isto por aqui:
quando estou de mau humor tendo a ser um buraco negro que suga toda a energia que rodeia e quando estou de bom humor tendo a ser, mais ou menos os eu contrário; e digo mais ou menos porque nestes momentos posso ser extremamente chato, espaçoso e barulhento para quem não me acha graça, coisa que não é tão rara como isso.

É uma coisa que entendo como egoísta: se estiver com a energia em alta têm de suportar a minha parvoíce e a minha idade mental de 10 anos. Sai estupidez a uma velocidade super-sónica e faço coisas que, se mal entendidas, podem ser muito desagradáveis. É egoísta porque faço na mesma mesmo sopesando todas estas coisas.
Engraçado é, também, que as pessoas são mais espertas do que lhes dou crédito e, normalmente (as que não antipatizam comigo), toleram ou, pasme-se, gostam destas coisas porque sabem que só pratico a parvoíce com as pessoas a quem acho alguma graça.

Algo que dei conta, recentemente, é que tenho o hábito de ameaçar as pessoas com o meu próprio mal como se isso fosse um peso para elas.
Ontem, arrastei uma cadeira, com uma pessoa lá sentada, desde o seu lugar de trabalho até à porta depois deixei-as lá, a pessoa e a cadeira.
A pessoa, em tom de brincadeira, disse-me qualquer coisa como então?! Isto é assim?! ao que respondi: Oh O! É assim! Prefere isto ou que esteja de mau humor?!
Não, não, K...prefiro isto...

Tem muita graça.

4.
Esta semana mandei uma cena de um gajo a solar de cavaquinho. Uma coisa pouco comum - um gajo a rasgar de cavaquinho - e que achei que seria apreciado.
Resposta:
Foda-se, K. Um gajo percebe que só anda a sujar papel quando vê este tipo de coisas!!!

Pois.
Concordo.
Sujar papel e gastar caractéres, como acabo de fazer. E gastei muitos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home