Wednesday, May 18, 2016

Problemas de Recrutamento

Quando ia a entrevistas de emprego - coisa que conto voltar a fazer - tinha sempre de contar em ter sorte com quem me iria entrevistar.
É possível que possam pensar toda a gente tem mas contrariamente à maioria das pessoas, mesmo em condições de inferioridade, como é o caso de ser um entrevistado, não me é fácil colocar a máscara do tipo dócil e corporate que não sou.

Eu sei, Eu sei. É apreciado o espírito crítico e a capacidade de decisão, coisa que tenho para dar e vender mas a realidade é que ainda que apreciado, em tese, não o é tanto assim na prática.

Vivemos num mundo de lambedores de rabos.
Este mundo é assim, na minha opinião e em maior grau, porque ninguém quer fazer nenhum e ninguém tem vontade de arriscar em nome próprio porque isso pode implicar ser responsável pelo que decide.

...e voltamos ao anterior...

A impressão que me dá é que o discurso daquilo que se procura em colaboradores não é falso mas sofre uma forte curva a dada altura.
Suponho que, espero, inconscientemente, quem contrata e quem manda prefere ver os seu ego afagado por um ou uma pessoa que seja dócil e aprecie a cor da gravata ou a posição de mercado claramente líder da empresa ou o muito que se ouve falar disto aqui quando nada é verdade.

Depois, quando se coloca uma faca na mão de um cordeiro não se percebe o porquê de ele não a espetar;
Depois, quando a inércia impregna toda a máquina não se percebe como tal acontece;
Depois, quando olhamos para cima e só vemos gente a tremer nas botas não percebemos como é possível uma tal incapacidade de dizer sim ou não.

Quando era eu a fazer entrevistas, num determinado lugar, perguntava sempre aos candidatos o que tinham achado do site da coisa.
A resposta, invariavelmente, era que tinham gostado muito.
O único problema era que não havia site da coisa...

Pensam que cortei todos os que me mentiram?
Não...não fiz isso porque não teria contratado ninguém.
Por que continuei a fazer isso, então?
Dava para me rir.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home