Monday, September 19, 2016

Everybody Lies

Vamos ultrapassar a evidência do título, coisa que não sinto merecer discussão, para aquilo de que me lembrei por estes dias: há consequências iguais a mentirem-nos que resultam de facto diverso.

Quando me contam alguma coisa de alguém tento não ligar muito ao pormenor mas ao quadro em geral. Bem, faço o mesmo quando conheço e não quando me contam.
Além disso, interessa-me sempre mais o que não dizem ou o que dizem sem querer do que o que realmente querem transmitir.
Ambos os vícios nasceram da percepção que quando nos contam alguma coisa estão sempre a contar mal (onde me incluo), pelo que as conclusões e apreciações de valor são, em sim, um juízo sobre coisas que a maioria de nós não entende.

Ora,
quando conheço alguém de quem já ouvi falar tenho uma ideia, em traços gerais, do que virá a caminho.
Obviamente não saberei nada de concreto ou não terei em conta nada de concreto mas o tipo de confiança (ou falta dela), o quão simpática é (ou não) vem mais ou menos determinado.
Não é julgamento, é desporto.
Não é preconceito, é deporto.

Em geral, não me costumo enganar muito mas, de vez em quando...vamos ao título:

Não é estranho que o que transmitimos esteja impregnado daquilo que somos.
Se somos inseguros, veremos segurança nos outros só porque têm um comportamento diferente;
Se somos seguros, veremos insegurança nos outros só porque têm um comportamento diferente;
Se nos vemos como não merecedores de alguma coisa achamos que os outros não nas quererão dar.

Tudo isto é conhecido mas, de vez em quando, é tão entranhado e tolhe de uma tal forma os sentidos que mesmo aquilo que seria de presumir ser objectivo não é.
Se é óbvio que azul é azul não teremos dúvidas que é a essa cor que a outra pessoa se está a referir mas, volta e meia, não é.

Isto tudo para dizer o quê?
Bem... primeiro, que não sou estúpido e que não estupidifiquei;
Segundo que mesmo numa abordagem superficial terei, muitas das vezes, confiar mais no verniz que encontro do que no que por debaixo se esconde quando contado por quem deveria saber...mas não sabe,


0 Comments:

Post a Comment

<< Home