Tuesday, September 20, 2016

Será Racismo ou Xenofobia?

Londres elegeu o seu primeiro Mayor muçulmano.
Isto não me causou uma particular estranheza mas a estatística que vi a seguir já me causou alguma e, em sequência, fez-me pensar na primeira.

Pelos vistos, hoje em dia só 45% dos habitantes de Londres são caucasianos.
Não esquecendo que estes 45% ainda serão uma maioria assinalável, tenho para mim que há uns anos haveria de ter sido mais e não me esqueço, também, que muitos dos caucasianos hão-de ter votado no muçulmano.

Voltando à primeira,
é-me irrelevante a raça ou o credo (em abstracto) de quem concorre, acho que devermos, apenas, pensar na competência que terá para desempenhar as funções para as quais é eleito ou se propõe a ser eleito.

Voltando à segunda,
não deixa de ser legítima a preocupação da transformação de um país.
Por causa da taxa de natalidade, os brancos serão ultrapassados - não apenas em Londres - por outras raças o que, em si, não me parece absolutamente preocupante MAS quando a alteração demográfica possa acarretar outras consequências tenho mais dúvidas.

Sendo certo que não sou religioso, não sou capaz de dizer que a influência cristã está à minha volta.
Será que a alteração de um credo - imaginemos de católico para muçulmano - não descaracterizará a sociedade e o país?
Não podemos esquecer que há muito muçulmano que será democrata mas aquilo de que ouvimos falar é uma outra coisa.

Não será de arrepiar um bocado ponderar que daqui por 20 ou 30 anos poderemos ter de nos sujeitar, todos, ao Ramadão?

A demografia pode vir a ser um problema significativo.
Estarei a ser xenófobo por pensar nisto?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home