Tuesday, September 13, 2016

Somos Todos Um Bocado Estúpidos E Isso Não Tende a Mudar...

I
Há uns dias estive a mandar uns clips de entrevistas e declarações do Chomsky a um amigo e aproveitei para ver umas quantas.
Numa delas, o Chomsky diz que acha que a Europa é mais racista do que os EUA, afirmação que, à primeira, me arrepiou por entendê-la como estúpida...mas como era o Chomsky a falar, o meu intelectual favorito (o único?! de que gosto), fiquei mais um bocado.
Então, a ideia dele é mais ou menos esta (parafraseando):
É simples não se ser racista quando a população é homogénea ou muito pouco diversificada. A crise dos refugiados está-nos a mostrar isso mesmo: quando a diversidade começou a apertar o racismo começou a aparecer.

FDP...talvez não esteja errado...
Lembrei-me que, numa visão que pode, em si, ser racista, tenho ideia de que França será dos mais xenófobos dos europeus e isso talvez não seja alheio ao facto de ter muita diversidade, por conta das colónias.

II
O Einstein achava que havia algo de semelhante com uma consciência colectiva da humanidade e, para exemplificar aquilo a que se referia, afirmou que não descobriu a teoria da relatividade, apenas a apanhou primeiro e, provavelmente, não por muito; alguém a ia achar mais cedo do que mais tarde porque estaremos todos ligados.

Usei estes dois exemplos porquê?
Tivesse sido um gajo por quem não nutrisse, à partida, respeito e teria pensado que a ideia do racismo mais forte na Europa que nos EUA seria estúpido;
Tivesse sido um gajo com ar andrajoso e com uma bata colorida a falar da consciência colectiva e não teria perdido mais de 2 segundos com isso (e, diga-se, há muitos deste tipo que dizem o mesmo e que já o diziam há muito mais tempo que o Einstein).

...eu tenho noção disto e sou, por isso, aquilo que também critico: dou demasiado valor ao mensageiro; perco tempo demais com o folclore e menos com a essência.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home