Tuesday, January 31, 2017

As pessoas que me são mais próximas acham que sou espectacular.
Não é que não vejam os meus defeitos e muito menos que achem que sou perfeito mas, colocando tudo na balança, acham que sou espectacular.

Será justo dizer que é, provavelmente, por terem boa opinião sobre mim que me sejam próximas e, por isso, pouco objectivas.
E eu acho que são pouco objectivas.

É-lhes difícil perceber o motivo pelo qual um gajo tão inteligente como eu não é muito mais bem sucedido profissionalmente por comparação a tantos bem mais burros e bem menos incompetentes que o são.
Ora, como já lhes disse vezes sem conta: umas das provas de que não sou assim tão inteligente é essa mesmo. Se eu fosse assim tão desenvolvido já teria aprendido a fazer as coisas e não aprendi (sou confrontado muitas vezes com o argumento de que não aprendo porque não quero...o que não é mentira mas mesmo assumindo que assim é, continuo com um forte défice neuronal).

...mas há motivos para me terem em boa conta, só não são tantos como julgam.

Estive a fazer auto-avaliação e, depois, fui confrontar a minha auto com uma hetero-avaliação.
A avaliação que fizeram de mim foi melhor do que a que apresentei por mão própria e isso é esquisito; melhor: é previsível mas não é sério.

Será que outrem, que nem sequer é assim tão próximo, me conhece melhor que eu?
Será que outrem, a quem reconheço mérito mas não tanto quanto me reconheço a mim, poderá discordar da minha percepção?
A ambas as perguntas a resposta poderia ser sim caso se desse o caso de ser eu uma daquelas pessoas auto-depreciativas ou com problemas de confiança.
Não sou uma coisa nem outra.
Continuando como comecei: eu só não me acho tão espectacular como alguns me acham mas eu acho que sou espectacular em algumas coisas.

K, não achas que estás a ser demasiado duro contigo, na avaliação?
- Não. Acho que é o que é...

E é mesmo.
Não estava enganado.
Não sou eu quem espera muito de si mesmo, os outros é que esperam pouco.

....e por que é este um motivo para me ter em boa conta?
Porque independentemente do resultado eu não sou menos do que honesto e não digo coisa diferente da que acho.
Poderia ser mais benéfico para mim exaltar os meus atributos?
Poderia mas não gosto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home