Thursday, May 04, 2017

A Ingenuidade

A maioria de nós não é nem foi excepcional e tende a admirar gente que o é. Neste caso em concreto, não é uma medida esotérica de excepcionalidade mas a mais básica delas: no desempenho de uma determinada actividade.
Esta admiração é ainda mais elevada quando se ouvem entrevistas destas pessoas que terminam com a sensação ah, ele é tão boa pessoa e ele tem sucesso mas trata todos condignamente e é educado e respeitador, no fundo ele é equilibrado.
Nada disto corresponde à verdade.

Sendo certo que não serei nem terei sido verdadeiramente excepcional em nada, é certo também que fui (sou, permitam-me) manifestamente superior à média em determinados parâmetros e em determinadas actividades. E, muito muito mais certo ainda, debati-me durante grande parte da minha vida com a vontade de ser excepcional, até porque convivi com gente excepcional.

As pessoas excepcionais são - numa larguíssima maioria - umas bestas mas nem sempre parecem.
Se convivermos com os executivos, atletas e, até!, filantropos de topo, acabamos por perceber que não queremos ser como eles ou, talvez mais certamente, não deveríamos querer ser como eles.
É fixe ser adolado;
É fixe ser rico;
É fixe ser reconhecido;
É fixe comer gajas em resmas...mas, (uma vez mais) normalmente, esta gente não é feliz porque tudo é uma luta.

Este é um dos motivos porque desde há uns tempos para cá tento fugir a competição...porque, se não fugir, tenho de a ganhar;
Este é um dos motivos pelos quais este blog é anónimo e desde os, talvez, 12 anos não entro em competições de escrita e nunca quiser ser profissionalmente escritor....porque, se entrasse e se quisesse, teria de ganhar e ser o melhor.

É óbvio que isto pode parecer uma ode ao gajo que quer e não consegue ser incrivelmente espectacular mas, precavido, vim com uma cena no bolso:
vejam o discurso do Michael Jordan que se vai seguir;
melhor: ouçam o discurso do MJ;
não percam de vista que se trata do desportista mais rico de sempre;
não percam de vista que é (com larga concordância) o melhor jogador de basket da história;
não percam de vista que é - isto, para mim - o melhor atleta de sempre...

....e depois vejam se ouvem um gajo alegre, satisfeito e realizado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home