Sunday, July 16, 2017

Moral e Amoral

Tenho andado muito investido no Mayweather vs Mcgregor porque gosto do espectáculo que está a decorrer e porque gosto de boxe e ainda mais de MMA.
O desfecho do combate é óbvio: o Mcgregor será massacrado. 
Os motivos para esta evidência são muitos mas não me debruçarei sobre eles. O mais interessante é que, a dado momento, comecei a pensar: caralho, será que o Notorious tem hipótese?!

Bem,
o que aconteceu é que comecei a comprar o que de diz e não aquilo que se pode ver e comprovar.
O Floyd começou a desvalorizar a sua superioridade com a idade e com o menor peso e o Conor decidiu dizer que o ia mandar ao tapete até ao 4º assalto.
E depois, o Floyd veio dizer que depois de o tombar no ringue iria tombá-lo no octógono; e que, mais do que vencer, ia ser de KO!

Estão os 2 a vender e parte de mim quer comprar.
Passei a desvalorizar o que sabia: o Floyd não dá um KO desde os anos 90 e o último gajo que o Floyd derrotou bate bastante (BASTANTE) mas forte que o Conor e é incomensuravelmente melhor pugilista.

Este meu impulso chateou-me porque me fez ser o mesmo tipo de gajo que critico: aquele que se apega às palavras e não aos factos.

...e foi por isso que me lembrei da amoralidade.

Se apenas nos dedicarmos a ouvir o que se diz (inclusivamente o que vocês dizem) serei sempre eu o dono da amoralidade.
Por exemplo:
a traição é amplamente criticada e apta a tornar uma santa numa instantânea puta.
Ora, o meu pensamento é este:
um acto isolado não transforma uma pessoa numa outra pessoa e porque se comete um erro não se merece ser crucificado.
Acho, ainda, que, tal como matar, todos somos capazes de trair, em determinadas circunstâncias.

Provavelmente, os indignados que por aí andam e que são estúpidos, lerão que apoio a traição; outros, menos estúpidos, pensarão que esta minha visão resulta de me ter acontecido e, por isso, a minha complacência é maior.

Estão ambos errados.
EU nunca traí mas não julgo como indigno quem o fez da mesma forma que mentir não faz de uma pessoa mentirosa.

Dá-de que muitos dos que acham a traição um A escarlate, já andaram a enfiar a piroca em buceta alheia ou já viu uma piroca alheia entrar na própria da buceta.

Acredita em metade do que vês e em nada do que ouves.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home