Friday, July 21, 2017

Será Tudo Xenofobia? (e uma que me diverte a finalizar)

Portugal entrou em alvoroço porque o candidato (na altura) apoiado pelo PSD e CDS à Câmara de Loures teceu comentários que foram entendidos como xenófobos para com a comunidade cigana.
Não reproduzirei tudo mas, em traços gerais, disse que vivem à custa do Estado e dos RMI e que andam nos transportes públicos sem pagar e que não tratam, adequadamente, as habitações sociais e que ocupam espaços na rua como se fossem seus.

Será isto xenofobia?
Em termos que me parecem incontestáveis, só será xenofobia se não se basear em factos e, se os circunscrevermos à câmara a que este gajo concorre e, por concorrer, se presume que saiba do que fala, talvez não seja.

Eu vi e vivi tudo o que ele relata.
Eu vi gente da comunidade cigana a tratar as habitações facultadas pela Câmara como pocilgas;
Eu vi gente da comunidade cigana a meter 20 pessoas em casas destinadas para 5;
Eu vi gente da comunidade cigana a tratar a praça pública como se lhe pertencesse;
Eu vi gente da comunidade cigana a incomodar todos os vizinhos que conseguiam quer por causa da música que colocavam quer por causa da forma destemperada como se tratavam entre si quer por causa do meu cheiro que saía da habitação.

Poderei, por isso, dizer que todos os ciganos são assim?
Não, não posso porque a minha experiência é pessoal e, por isso, limitada.
Poderá o candidato dizer que todos os ciganos da autarquia a que concorre são assim?
Pode se, de facto, uma esmagadora maioria o for.

O meu problema com este tipo de questões é o seguinte:
Sabem como só uma ínfima parte dos cientistas contesta o aquecimento global e a mão humana no mesmo mas parece que só os ouvimos a eles?
Pois bem. Não descarto a hipótese de estarmos impregnados por uma minoria da comunidade cigana mas nem tudo aponta nesse sentido.

...mas é perigoso ter uma conversa franca sobre questões hoje tão delicadas.

É sabido que, culturalmente, os casamentos ciganos podem ocorrer com miúdas muito antes da maioridade, por exemplo.
Poderemos defender isto como costume?
Se nos opusermos a este costume somos xenófobos?

Não tenho um osso de racista ou xenófobo em mim mas se as pessoas - quaisquer umas e de qualquer tipo - quiserem estar neste País têm de se sujeitar ao País e não o contrário.
Não estou pronto para admitir como legal o casamento de uma miúda de 12 ou 13 anos e se isso fizer de mim xenófobo...é o que é.

Tenho um amigo que não permite o uso de sapatos em sua casa.
Se lá queremos ir, descalçámo-nos;
Se queremos ficar calçados, não vamos.
Simples e indiscutível, certo?

E Uma Coisa que Me Diverte

Há uma ou duas mulheres que trabalham no mesmo prédio que eu que têm muita vontade de me dizer Olá
Não digo que me queiram comer mas seguramente acham-me graça.

Hoje, estou com uma T-Shirt vestida que tem o logótipo do Super-Homem.

Quanto estava para entrar no elevador, uma das que me quer dizer Olá passou por mim e, dois passos depois, deu meia volta e disse-me, muito sorridente: Tenho uma T-Shirt igualzinha a essa. Não me fica tão bem e riu-se.

Sorri e fui à minha vida.

E, para provar a minha abertura de espírito, aqui fica popzinho que muito me agrada (não sendo de descurar que escolhi esta versão e este momento em específico).


0 Comments:

Post a Comment

<< Home