Monday, February 11, 2019

Euromilhões e Caixas de Resonância

Hoje joguei no Euromilhões.
Coisa pouco característica minha mas ontem ouvi 150 milhões e pensei sa foda!

Fi-lo porque quero ganhar? Sim.
Fi-lo porque espero ganhar? Não.
Fi-lo para resolver problemas? Não.

150 milhões mudariam a minha vida. A minha e a de qualquer um de nós mas não a faria nem fará necessariamente melhor.
Os meus problemas não se vão resolver com 150 milhões. Talvez ajudassem a resolver 1 ou 1 e meio mas nada mais que isso.
Filho da puta vivo continua a ser filho da puta depois de morto e infeliz pobre também será infeliz rico.
Aquilo que considero serem os meus maiores e piores defeitos em nada se alterariam com milhões.
Há coisas que apreciava fazer e esta dinheirama ia permitir-me fazê-lo mas nenhuma destas coisas me iria fazer feliz pelo simples facto de agora, que não as faço, não sou infeliz.

A Caixa de Ressonância só muito lateralmente tem algo que ver com isto.

A mim, em concreto, ser rico ia permitir-me conhecer muita coisa que, por agora, não posso. Não só por uma questão de dinheiro...na verdade, fazer o que quero fazer nem sequer é caro mas custa tempo que não tenho porque estou a trabalhar.
Quando se pode fazer o que eu quero fazer, sai-se de onde se está em sentido literal e figurado. Tenho a certeza que se andar de resort em resort iria conhecer sempre as mesmas pessoas, ainda que com caras diferentes, independentemente das coordenadas geográficas onde me encontrasse.
...e lembrei-me disto por causa - surprise surprise! - das redes sociais.

Cobre-se loas a diversidade mas a diversidade - a real diversidade! - está cada vez mais enclausurada.

Um gajo que trabalha comigo é benfiquista doente e todos os dias me vem contar merdas recambolescas e teorias da conspiração e repetir-me uma qualquer merda que ouvi um dos porta-vozes oficiais ou oficiosos a dizer.
Certa vez, disse-lhe: Oh, caralho! Não quero mais saber das merdas que lês no FB. Quando tiveres portistas e sportinguistas no teu círculo, ponderarei ouvir. Enquanto só tiveres benfiquistas, larga-me!

Poderão pensar que é aversão a benfiquistas mas não é.
O problema dele é que está num circuito fechado em que só se junta gente com uma determinada afinidade - no caso, benfiquistas - em que comungam de uma mesma opinião. E quando toda a gente que te rodeia comunga de uma mesma opinião tenderás a pensar que 1. tens razão e que 2. toda a gente acha o mesmo que tu.
Esta pequena amostra dá para tudo.

Acabei de ver que a Katy Perry teve de descontinuar uns sapatos que tinha lançado porque são pretos e têm olhos, logo, Blackface e, logo, racistas.
Isto é profundamente estúpido e resulta da falta de noção que outras pessoas existem.

O Trump também resulta, pelo menos em parte, deste fenómeno.
Os EUA liberais - NY, LA, SF e por aí - pensam que todos são como eles e como todos são como eles, jamais o Trump venceria.
Não pensam todos como eles, como se comprovou.
Mas eles não entendem isto.

Este fenómeno não é novo! Existia quando ainda tínhamos de conversas uns com os outros.
O que se deu é que nos idos tempos em que se conhecia gente, de vez em quando tinhas de te confrontar com outro ponto de vista porque nem sempre ias a tempo de bloquear.
Nos velhos tempos, a tua ideia idiota era vista como idiota mas, agora, se encontrares 500 idiotas num universo de biliões que concordam contigo, se calhar já não é estúpida.

....Mas é!
Sem FB e afins os camelos que acreditam que a Terra é plana ficariam enterrados na mediocridade e não teriam tempo de antena.
....mas como há muito estúpido no Mundo, passam a ter tempo de antena porque têm um público alargado: todos os mentecaptos que acham esta merda.

Voltando ao natural egocentrismo:
Nunca leio o jornal O Jogo. Este jornal é afecto ao meu clube e para eu ouvir dizer que o meu clube é espectacular não preciso de gastar dinheiro.
A esmagadora maioria dos livros que leio são ou sobre assuntos que me interessam mas não entendo ou escrito por gente com quem não concordo para ver se me convencem. Para concordarem comigo, não preciso de perder tempo. E é por isso que li O Capital em vez de dizer que o Comunismo é estúpido só por dizer.

Gosto muito que me chupem mas em termos literais, não metafóricos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home