Thursday, February 07, 2019

Ventos e Tempestades

É sabido que não acredito que a vida é justa. Talvez menos fácil ou claro de perceber é que também não a acho necessariamente injusta.
Lamento a imprevisibilidade da vida mas aceito-a. Lamento a incapacidade de controlar tudo mas aceito-a.
Dito isto, poderá parecer parvo, por dicotómico, conceder numa expressão como quem semeia ventos, colhe tempestades. Não é nem uma coisa nem outra.

Não é minha intenção demorar muito mas isto não é dos assuntos mais simples porque obriga a perceber a existência do cinzento quando é sempre mais claro e transparente pensar em preto ou branco.

Bem:
ontem, estava numa reunião sobre avaliações de desempenho - coisa que adoro! - e as minhas competências e resultados vieram, obviamente, à baila.
Os meus resultados em 2018 foram incríveis, daí seria óbvio e fácil assumir que evoluí muito em termos técnicos e de sabedoria. Talvez até de inteligência.
Poderia, então, cavalgar a onda e assumir que assim foi e que estou tão melhor que deveria receber sei lá o quê! Poderia. Seria mentira.
Mas K, não podes, de facto, ter sido mais competente em 2018 do que em 2017?
Posso. Espero, até, que tal tenha acontecido. Contudo, os resultados foram exponencialmente bons. Bons a um nível que não me parece ser possível ter uma tal evolução pessoal.
Então, K, o que aconteceu?
Simples: sorte.

Ora, o problema de se assumir a sorte como um factor determinante é o mesmo de se pensar na imprevisibilidade da vida e, ainda assim, confiar na realidade que é quem semeia ventos, colhe tempestades.

E o problema é este:
gente que viva de sounbites ou de notícias do FB tenderá a ouvir, apenas, foi sorte. E como me ouve ou lê dizer ou escrever que o que separa o sucesso e o insucesso é a sorte, passa, directamente, para tudo é uma questão de sorte! Sa foda!
Não é.
A sorte mudou tudo mas eu sempre trabalhei como um animal.
A sorte apareceu porque dando-se tudo...ainda assim pode correr mal.
Deve haver quem trabalhe mais que eu e quem seja mais esperta que eu e, ainda assim, tenha piores resultados porque....teve menos sorte.
O que me parece muito difícil haver é quem não faça um caralho e tenha o mesmo resultado que eu. Pode tê-lo num mês. Dois meses. Perderá nos 12.

Em suma: podemos fazer tudo o que pudermos e ter azar...ou sorte. Não fazer um caralho não vai resultar.
Ah, K, mas há quem ganhe o Euromilhões!
Há. Agora, alguém que jogue uma vez e ganhe? Mesmo aqui, para mim, tem de haver investimento e esforço, mesmo que seja por se jogar constantemente.

....e, muito tempo depois, voltamos aos ventos e às tempestades.
Não confio que tenhamos o que merecemos.
Também aqui precisamos de sorte.

É perfeitamente possível que se se ofereça a melhor educação a uma criança que se tornará uma besta;
É perfeitamente possível que um casal abstémio dê à luz um drogado;
É perfeitamente possível que um não fumador morra de cancro no pulmão;
É perfeitamente possível que o mais controlado e consciente dos condutores morra num acidente de viação.

Tudo isto deve acontecer todos os dias.
Então, para quê tentar ser-se decente?
Porque as hipóteses de a vida nos correr bem é maior.

Sejam simpáticos com as pessoas que elas serão simpáticas convosco.
Todas? Obviamente que não mas muitas mais do que aquelas que serão umas bestas.
Tratem as pessoas com dignidade que elas não vos pisarão quando tombarem.
Todas? Obviamente que não mas muitas mais do que aquelas que vos pisarão.

Reparem: eu não pratico o que acabei de pregar.
Eu não dou a outra face.
Eu não sou bom a perdoar e péssimo a esquecer.
MAS, mesmo no que a mim diz respeito, se me tratarem com respeito e simpatia, receberão o mesmo. Se forem dignos comigo, receberão a mesma dignidade.
Sejam-me leais e serei leal sem olhar para trás ou a custos.

Quando coisas boas acontecem a gente boa não é só sorte.
Quando coisas más acontecem a otários não é azar. Semearam ventos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home