Saturday, March 10, 2012

A Ignorância

Há uns dias o Rick Santorum, em mais uma das suas brilhantes e modernas prestações, chamou o Obama de elitista e snob porque, há uns anos atrás, este último disse que gostava que mais americanos tivessem oportunidade de ir para a faculdade e adquirir mais instrução.
Não perderei tempo, porque não é isso que me trás aqui hoje, a comentar esta idiotice e as outras idiotices que se seguiram relativamente a este mesmo assunto. Hoje o interesse é outro mas entronca aqui.

Ontem tive uma reunião com uma tipa da Segurança Social e, por vários motivos, não me apeteceu ir fardado (a.k.a. de fato).
Fui falar com a dita Sra. porque tinha dúvidas relativamente a uma determinada situação que, segundo me pareceu, ela não tinha esclarecido devidamente uma familiar meu. Ora, o que se faz quando se pretende ver dúvidas esclarecidas? Faz-se perguntas, evidentemente.
Acontece que esta Sra., como muitas outras, não é caso único, entendem perguntas como "agressividade" e "desconfiança" (disse-me, expressamente, que eu lhe parecia agressivo...o que poderia até ser verdade, sou capaz disso, mas, naquele caso, não era). Quando, a meio da conversa, que estava claramente, a azedar, lhe disse que tinha um determinado curso superior, deixei, imediatamente, se ser agressivo. Foi um passe de mágica incrível. Não surpreendente, afinal, isto é muito português, mas que eu achava relativamente ultrapassado.

Voltamos, então, ao primeiro parágrafo.
Hoje em dia, graças à instrução que, melhor ou pior mas seguramente mais extensiva, é administrada (e vou, apenas, até ao secundário), o português médio é mais acessível e mais educado. Nota-se de uma forma absolutamente evidente na polícia (tanto PSP como GNR) mas também nas lojas e nos enfermeiros e por aí fora.
O que eu encontrei não foi um Portugal inexistente mas um muito mais exíguo, em vias de extinção, em que as pessoas entendem questões como ameaça e que apenas se dão ao trabalho de ser educadas quando perante um fato ou um diploma.

Instrução não é uma ameaça nem snobismo nem elitismo.
Instrução é justiça e democracia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home