Friday, March 15, 2013

Papado

Fiquei meio irritado com a data escolhida para mandar para fora o fumo branco.
Estava pregado à televisão para a clássica antevisão dos jogos da Champions, como costumo fazer, mas ainda mais tenso do que o costume porque ia jogar o Campeão Nacional (que espero o volte a ser este ano) e não havia maneira de o Papa novo aparecer, rapidamente, no balcão para a cena perder interesse.
Não tive sorte.
Não houve antevisão.
.
A eleição do Papa nunca me interessou particularmente, assim como nunca me interessou o Papa em si.
Nos dias que hoje correm, custa-me que uma instituição, de qualquer estirpe, seja contra o uso de contraceptivos, por exemplo; é superior ao meu entendimento a capacidade de um tipo se deslocar a África e desincentivar o uso do presevartivo e, valha-nos, afirmar que este não é o caminho para combater a Sida.
Faz-me uma imensa confusão que qualquer instituição venha admitir, salvo erro na década de 90 do século passado, que o heliocentrismo é um facto e não uma teoria; faz-me confusão que tenha perdoado Copérnico (de quê, um gajo não sabe).
Ainda ontem vi uma figura da vida partidária nacional dizer que em virtude do Direito Canónico a Igreja nunca poderá aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo nem o aborto. Sim, não o pode fazer! Para esta gente a ciência ainda há-de ser bruxaria.
Ah, mas pode usar o Twitter. É a puta da loucura.
.
Tenho para mim que a descida do Bento XVI é uma verdadeira facada na Igreja Católica. O escolhido de Deus ficou cansado, como todos nós ficamos; o escolhido de Deus não tinha mais capacidade para continuar o seu caminho, como acontece a todos nós.
.
Lembro-me sempre de quando um amigo meu católico me explicou como é escolhido o Papa.
A mim, sempre me pareceu muito estranho que o enviado de Deus fosse escolhido pelos homens; na minha cabeça, se o enviado era escolhido por Deus, então que se mandassem os candidatos ravina a baixo e o que sobrevivesse era o escolhido. Sim, é bárbaro mas parecia-me mais real.
Não, é o Espírito Santo.
Bem, o Espírito Santo há-de ter um imenso sentido de humor. Afinal, por que não imbui todos os eleitores do mesmo nome? Por que não há uma eleição è primeira? Por que é de 2/3 e não de unanimidade?
.
Preferia ter visto a antevisão do jogo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home