Thursday, July 10, 2014

Depois de um Post sobre alguma coisa....o Regresso do Nada

RUI RIO

Reconheço os méritos do Rui Rio mas também os seus defeitos e, entre o deve e o haver, inclino-me intelectualmente para uma prevalência dos méritos mas emocionalmente para o seu contrário.
A forma como o Rui Rio tratou a mais importante instituição do Porto (o FCP, evidentemente) é de um idiota e a forma como tratou a cultura de um idiota é.
A forma como o Rui Rio cortou tachos é largamente apreciável e a forma como equilibrou contas também o é.

Daí, ainda que me doa porque não gosto de otários, tivemos o Presidente da Câmara que precisávamos e deviamos estar-lhe gratos. Acrescento que deviamos e estamos.

Mas o assunto, agora, é outro.
Rui Rio é menos diferente e altivo do que aquilo que muitos - entre os quais o próprio - gostam de pensar.
O homem que não era político mas apenas estava político nunca existiu.
Rui Rio, como todas as pessoas, quer alguma coisa e ele quer uma coisa muito mais perigosa do que dinheiro, ele quer poder.
Rui Rio ia deixar a vida pública mas já está a ressacar, daí voltar a precisar do produto.

Sabem, eu não uso expressões como a que vou usar com muita largueza mas ele faz-me lembrar aquele cujo nome não devemos pronunciar...têm muitas parecências.

BES

Poderia escrever GES em vez de BES, o eufemismo que se arranjou para evitar dizer que por causa da família o banco está de rastos. E eufemismo porque quando há confusão entre o que é de quem o resultado não é agradável. E eufemismo porque quando uma coisa é claramente distinta da outra é desnecessário um hérculeo esforço para vincar as diferenças.

Mas enfim.

O gajo da PT empresta metade do valor bolsista desta a uma empresa do GES (porque não lho emprestou o BES se era um bom negócio) que estará falida (hoje ouvi que uma das empresas do GES pondera apresentar-se à insolvência).
Porquê?
Bem, porque o gajo que emprestou foi lá posto pelo gajo a quem o dinheiro foi emprestado (e, de volta ao eufemismo: a PT empresta a fortuna e uma empresa detida pelos mesmos gajos que detêm o BES e por sua vez o BES detém parte significativa da PT. Percebem, agora, como é muito pouco clara a distinção do BES e do GES? Porque só meia dúzia de papéis a apoiam enquanto a realidade dá uma chuvada de apoios contrários).

A OI colou o pistão;
Dois administradores da OI demitiram-se de imediato;
A PT tombou 30% em bolsa HOJE.

É a Puta da Loucura, não é?
Cadeia para estes animais! Para todos!

MUNDIAL

(nem era sobre isto que eu ia falar mas é mais forte que eu:
Não há televisão ou jornal que não fale do Brasil como país irmão e apoiado por todos os portugueses. Eu não conheço estes portugueses. Conheço 1 ou 2 que apoiam o Brasil e não mais que isso.
Eu, por exemplo, sou Argentina - e, naturalmente, não apoio o Brasil, aquele que é, para mim, o melhor país do mundo. Porquê? Emocionalmente sou Argentina porque vi o Maradona. Torço Argentina porque torço Maradona e a minha geração é como eu)

Depois do 7 a 1 vi a conferência do Scolari em directo e completa. Achei-a ridícula, como acho o próprio Scolari, e vi aquele idiota comportar-se como de facto é.
No dia seguinte, contudo, li, ouvi e vi coisas como Scolari assume a responsabilidade pela derrota!!!.

Não, não, não, não. Ele não fez nada disso!! Ele disse essa frase mas o enquadramento é outro que ocupa muito tempo de antena e, por isso, não interessa.
Este é o exemplo claro do motivo pelo qual é preciso perder tempo para perceber; ver para entender; ler para compreender.

O que aconteceu - ainda que resumidamente - foi o seguinte:
Quando um jornalista lhe perguntou quem era o culpado pela derrota o gajo disse que quando ganham ganham todos e quando perdem perdem todos. Aliás, acrescentou, quando for perguntar aos jogadores eles vão dizer o mesmo.
Outro jornalista insistiu na pergunta e depois do seleccionador ter repetido o mesmo, acrescentou, ainda, que se ele (o jornalista) achava que quem escalou a equipa (esqueceu-se de quem fez a convocatória também. Coisa de somenos) é o responsável, então responsável era ele.

Entenderam?!
Para ELE o culpado são todos; para os OUTROS que entendem que o responsável é quem faz a equipa o responsável é ele!

Foi isto! Precisamente isto!
O Brasil leva 7 com uma defesa vergonhosa que apenas era disfarçada pelo craque que é o Thiago Silva (e pensar que ele andou pelo Porto B...). O problema não foi Neymar! O problema foi Thiago Silva! O Brasil perderia com os 2 porque a Alemanha é muito melhor equipa mas com o segundo não levava 7.

Se quiseres extrapolar esta cena com tudo que nos envolve, podem. Eu faço-o.
Não sou adepto de grandes teorias da conspiração porque a realidade parece-me sempre mais prosaica:
Não há tempo para explicar tudo, por isso, dá-se umas pinceladas e essas pinceladas transformam-se em verdade quando quem as ouve vai contar aos amigos.
Para se SABER é preciso perder tempo. Para se SABER é preciso saber mais. Para se FALAR num café, é suficiente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home