Thursday, October 15, 2015

Parece Sobre o Irão Mas Acaba Onde Acaba Sempre...

As negociações para as cenas do programa nuclear do Irão parecem evoluir mas depende sempre como se entende a evolução.
Há coisas que deixarei de fora como a diferença de tratamento prestado ao médio-oriente que não seja Israel e o papel preponderante que teve o Ocidente no manto de retalhos que por lá ficou depois da II Guerra e o papel preponderante que tem o Ocidente na desgraça que grassa depois de coisas como a Guerra do Iraque.

Para este pensamento circunscrever-me-ei à noção de Moderno e de Bárbaro.

Então, as negociações:
No fundo, aquilo a que se chamam negociações têm sido meramente cedências por parte do Mundo Desenvolvido.
Não se permitia o enriquecimento para se permitir um enriquecimentozinho; não se permitiam centrifugadoras para se permitirem umas centrifugadorazinhas; não se permitia a existência de programa atómico para se permitira um programazinho para fins civis.
Este advento resultou do facto de ser sempre a mesma parte a apresentar as propostas, o que as ia diluindo de momento para momento, e, muito importante, da ideia de que é preciso levar as coisas a bem.

Reparem: não sou apologista da Guerra, como a Ana Malhoa entendo que a Guerra não é vencedora. Também a mim me parece que a diplomacia tem uma importância muito grande mas, a dado momento, não chega.
Reparem: nem sequer, como disse à partida, vou tecer comentários quanto às sanções e à pressão criada sobre o Irão e outros que tais. Para este efeito, não interessa.

O que digo é isto:
Hoje, porque somos desenvolvidos e evoluídos, não há se admitem mortes de civis na Guerra;
Hoje, porque somos desenvolvidos e evoluídos, não se podem tomar posições de força - literal - nem quando é mesmo preciso.
(é olhar para esta palhaçada de ponderar um Governo com Comunistas sem que, quem de direito, diga: Foda-se! Totalitários?! Vocês são malucos!!!)

E com isto, os selvagens (que somos todos por baixo desta fina camada de verniz que nos passaram) levam a sua da forma que dá ,mais jeito, porque não se pode, publicamente, ser pouco civilizado.

É triste e miserável mas, infelizmente, às vezes só à pancada.
É triste e miserável mas, infelizmente, muitas vezes tem mesmo de perder toda a gente porque a vitória não será alcançada por ninguém.

Menos triste é que quando se tem de ser bárbaro e menos compreensivo fica-se pior que os bárbaros.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home