Monday, October 05, 2015

Tenho dificuldades com o desabafar e com o verbalizar para melhor entender.

O DESABAFO

Não serei o idiota que dirá que nunca o fez porque já o devo ter feito mas tenho problemas com inutilidade.
Deve ser verdade que muitos se sentem aliviados quando dizem coisas apenas para as descarregar e deve ser, também, por isso que o fazem.
A mim, faz-me sentir estúpido atirar meia dúzia ou uma dúzia de linhas verbais que nada alterarão e que, no fim, nada farão além de preencher ar.

Reparem: não é que nunca me apeteça nem, como já disse, que nunca o tenha feito mas o que produz em mim, depois, é nefasto. O peso do para quê? cai-me como uma pedra.

Será melhor ficar calado? As mais das vezes e na maioria dos casos - que não apenas neste - é.

VERBALIZAR PARA MELHOR ENTENDER

Esta é outra característica que me escapa, felizmente.
Ouvir-se ajuda muitos a organizar ideias e a estes faz confusão quem não o faz.

Eu, quando muito, escrevo (o post anterior é isso) e se se entender que escrever é verbalizar consigo próprio, também eu o faço, então...mas partilhar ideias ou pensamentos ou esquemas de decisão com quem não pode fazer nada pelo resultado que daí advirá é, novamente, encher ar.

Penso e decido e caso necessite de opinião, peço-a.
Dizer para me ouvir na presença de outra pessoa é uma manifesta perda de tempo.

É, também, por causa destas duas características que sou acusado, volta e meia, de não precisar de ninguém e de fazer outra pessoa sentir-se terceira e estrangeira na minha vida; um sentimento que, em tese, entendo e que, até, respeito mas deveria ser respeitado o contrário, ou seja, o que isto de andar a partilhar por partilhar se transcreve em mim: sou estúpido porque faço algo estúpido.

Assunto já demasiado batido: se se quer ajudar ou fazer parte de outra pessoa convém que se tenha mais em atenção o que ela quer do que o que nós queremos.
...é que tendo o galo de se encontrar quem acha - e demonstra e implementa - o sentimento de que o egoísmo é um ácaro que vai comendo por dentro a coisa tende a desmoronar.

E...

já não andava nisto há muito mas ontem passei lá a tarde toda.
Aqui fica:


0 Comments:

Post a Comment

<< Home