Friday, February 12, 2016

everything's gonna be alright

É uma expressão engraçada.
Quando a ouço, o que é raro porque raggae nem é muito a minha cena, lembro-me da do Carola que canta Finda a tempestade, o Sol nascerá, o que me diz um bocado mais.
A diferença talvez seja subtil ou talvez até seja nenhuma mas não me diz o mesmo. Finda a tempestade, o Sol nascerá dá a ideia de continuidade e não tanto do correr bem em termos clássicos, é só uma afirmação da continuidade da vida.

Pode parecer pouco característica esta mensagem de esperança vinda de mim mas ela é temperada com a realidade.
Não acredito que tudo vá correr bem porque correrá como se espera, acontece muito poucas vezes. Ok, não era isto que queria dizer, o que queria mesmo dizer era não acredito que tudo vá correr bem porque correrá como se quer. Sim, é mais isto.
O que me parece é que continua. Não é o fim em termos absolutos. O que me parece é que será, porventura, uma perda. Não a perda de tudo mas a perda do que se quer ou se pensa querer.

Então,
mais o Sol nascerá do que everything´s gonna be alright.

A minha vida como a vossa, quem quer que sejam, teve momentos de desilusão. Nenhum de nós há-de ser especial neste quesito, o que se lamenta sempre.
A minha vida como a vossa, quem quer que sejam, deve ter parecido que ia acabar em mais do que uma ocasião (a minha, espero que não a vossa, até de forma literal já pareceu que ia acabar uma ou duas vezes) e se estão a ler, como eu estou a escrever, é óbvio que não acabou.

Isto não é um grito de esperança, isto é uma constatação de facto, algo que me parece mais reconfortante. Os factos são mais reconfortantes do que a ficção por serem indesmentíveis.
Acontece o mesmo com o que ouvimos e vemos: se acreditarmos nos factos mais do que na ficção estaremos mais prontos para que o Sol nasça.

Epifanias:
Na fase mais escura pela qual passei cheguei a pensar que seria, de facto, o fim. Não metafórico. Real. Achei que não ia conseguir aguentar. O meu ânimo já tinha dado de si e pensei que a seguir viria o corpo.
Mais uma vez: achei realmente que ia acontecer o descrito e porque não sou um gajo dramático até se pode dar que fosse um exagero mas é pouco provável.
Mas,
ad nauseam como tanto tem aparecido ao longo destas linhas, o Sol nasceu.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home