Friday, March 04, 2016

Excêntricos

Não, não se refere a pessoas mas a círculos.
A partir de certo momento, talvez quando descobri ser a melhor maneira tanto de explicar como de me organizar, a imagem de círculos excêntricos pareceu-me uma forma justa de colocar as coisas.
O nome parece pretensioso mas não encontrei melhor, apesar de reconhecer ser uma expressão medita ao kitado para algo manifestamente simples.

Então, a coisa funciona mais ou menos assim:
Imaginem um sem-abrigo. O sem-abrigo estará preocupado em arranjar abrigo e esse será - em tese, nada é seguro - o mais pequeno círculo ao qual seguem outros mais alargados.
Imaginem alguém que tem o que comer, onde dormir e o que vestir. É possível que supridas estas necessidades ele agora queira um carro.
Os círculos representam necessidades ou vontades ou projectos que se vão seguindo uns aos outros mas que de nada servem quando não se preenche o que precede.

Pensarão que isto é lógico e óbvio, certo? Errado.
Há uns anos conheci um gajo que comprou um carro mas não tinha dinheiro suficiente para as coisas e para a gasolina. Ora, na minha opinião, se não tens dinheiro para gasolina também não tens dinheiro para um carro, pelo que terá saltado um círculo.
Sim, a lógica é uma batata e as pessoas são estúpidas.

É-me difícil entender como pode uma pessoa estar desejosa de ter uma mala Hermés mas andar a contar tostões para a renda;
É-me difícil entender como uma pessoa pode estar desejosa de ter um filho mas não estar mais preocupada com quem o vai ter;
É-me difícil entender como se pensa em construir uma casa deixando para segundo plano a qualidade das fundações...porque não se vêm a olho nu.

Parece uma imbecilidade perder-se tempo a pensar no óbvio. Duvido que alguém que leia isto possa discordar e muito menos pensar que é uma ideia estúpida.
O que se passa é que a imbecilidade grassa como erva daninha ou como larvas em carcaça pútridas.

O Mundo é estúpido e um gajo às vezes sente-se deslocado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home