Wednesday, September 21, 2016

A Mesma Armadilha...

No filme Wolf of Wallstreet (no livro, também), o Vitor diz aos seus degenerados:
Estão com o cartão de crédito atrasado? Acham que não vão conseguir pagar a casa porque é mais cara do que aquilo que podem suportar? BOM! GASTEM! E agora vão atrás do dinheiro!
(parafraseei, claro)

Isto parece extremo e é possível que se fossem assim colocadas as coisas a maioria ponderaria sobre se deveria, ou não, manter o rumo.
...mas isto não é assim tão extremo...

Eu - porque sou uma pessoa extrema e, por isso, não um exemplo - nunca tive um crédito. Eu nunca devi nada a ninguém nem a nenhuma instituição. 
Poderia ter um carro melhor? Poderia.
Poderia ter roupa melhor? Poderia.
Poderia ter viajado mais? Poderia.
Poderia ter um relógio com sainete? Poderia.
Excluindo que de tudo quanto disse só poderia e deveria ter viajado mais, o resto interessa-me pouco, não fiz nada ou mais de nenhuma destas cenas porque a melhor maneira de perdermos é sermos controlados.

É certo que somos educados para gastar mas a educação não pode justificar tudo. A dada altura, temos de ser responsáveis e não atirar para cima dos bancos as desgraças com as quais colaboramos:
Ah, os bancos emprestaram dinheiro com demasiada facilidade!
É verdade mas quem teve uma arma apontada à cabeça para o aceitar? 

E depois há isto:
Eu, em particular, não precisaria de crédito para fazer ou ter todas as coisas que elenquei mas é, provavelmente, por não as ter que tenho liquidez para as ter.
Por que não tenho?
Além de não lhes ligar e além de sentir que tenho mais controlo sobre a minha vida por não ter quem possa forçar-me a fazer o que não quero, há isto:
Como ninguém pode prever o dia de amanhã - nem eu, lamentavelmente - pode dar-se o caso de precisar de algo que me force a despender o que não quero ou, pior, a ter de arranjar dinheiro - leia-se, empréstimo - para coisa de real importância...e nessa altura, faço o quê?

Ok, ok, pode não acontecer mas quem achou que o BES ia falir?

A realidade está-se a cagar em nós e nas probabilidades. 

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Concordo, é verdade, também funciono assim.

8:54 AM  

Post a Comment

<< Home