Saturday, November 18, 2017

Materialização de Uma Ideia

Tenho algum orgulho no facto de conseguir explicar o que quero dizer mas estou certo que nem sempre o consiga fazer.
Um assunto recorrente por aqui (e na minha cabeça) é a minha incapacidade de ser o que provavelmente precisaria de ser para ter aquilo a que se chama de sucesso profissional.
Vamos, por um momento, concordar que não se trata de incompetência - ainda que possa ser - e nem de falta de vontade de trabalhar - esta, não pode ser. Para este efeito, vamos, também, considerar que gente muito menos capaz do que eu é muito mais bem sucedida.

Então,
ontem, Ela contou-me que tinha vindo de uma cena em que estiveram a falar de responsabilidade corporativa e valores que norteiam a forma de actuar das empresas (valores do mais alto calibre, claro).
Um dos gajos que falou era o CEO de um empresa internacionalmente grande.

Tudo isto é merda!
A responsabilidade corporativa de uma empresa é ganhar dinheiro;
Os valores que norteiam uma empresa são como posso ter mais rendimento com menos custo.
É certo que haverá diferentes graus para o mau-caratismo das empresas mas não existem entidades empresariais bem sucedidas que pratiquem a responsabilidade social que apregoam. Não há.
...mas isto só se diz em surdina.

Quando em gatherings, são todos espectaculares, imaculados e quase virgens, muito cientes dos problemas da sociedade e preocupados com eles porque, afinal, não vale tudo.
Treta, uma outra vez.

E aqui reside um dos problemas.
Não sou moralista. Os negócios existem para fazer dinheiro e isso é óbvio e natural.
Se me disserem K, vamos ser um bocado filhos da puta mas é preciso para vencermos X, Y ou Z eu não colocarei objecções e, dependendo da filha da putice, poderei até colaborar.
O Mundo não é esterilizado e eu também não.

MAS eu não sou capaz de fingir que acredito no que se quer vender. E por desfeito pessoal (talvez seja uma questão de orgulho), não sou capaz de não reagir quando confrontado com um evangelizador. Não sou capaz de abanar a cabeça em assentimento quando me estão a dizer balelas.
Consigo ficar calado e, ainda assim, é duvidoso que os meus olhos não mostrem o quanto desaprovo hipocrisia; Não consigo responder o que querem ouvir quando directamente questionado.
Os espertos, deixam-me no meu canto e não me ligam;
Os burros, olham para mim como uma alma a converter e essa merda nunca lhes corre bem.

O ideal, para se conseguir subir a escada, é saber o quão estúpido isto é mas manifestar completa concordância e ajudar a vender kunamis. O ideal é fazer isto mas tendo consciência de que se está a fazê-lo.
Sucede que se se for estúpido e comprar o discurso e depois vendê-lo, também funciona! E há gente bem sucedida que é suficientemente estúpida para vender uma coisa, fazer outra e nem se aperceber disso!

Não sei se fui bem sucedido na explicação mas aqui fica.

Ah:
Mas uma empresa não pode ser bem sucedida e defender valores humanistas e de decência?!
- Uma empresa grande e global?
Sim, por exemplo.
- Não.
...não concordo.
- Conheces a Apple, produtora do teu telefone espectacular? A empresa mais capitalizada da Bolsa? A empresa que partilha com o santo Bono a campanha RED e que quer que todos sejam diferentes e especiais e tal?
Claro!
- Pergunta à Siri o nome da criança chinesa que montou o teu IPhone.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home