Tuesday, February 20, 2018

Somos como os Flocos de Neve!

Diz-se que não há dois flocos de neve iguais, certo?
As pessoas acham que são iguais.

Ah, K, mas isso é verdade!
É mais ou menos e tendo mais para o menos.
Ainda que os flocos de neve possam ser todos diferente, não é menos verdade que são todos feitos de...neve. Então, podem ser diferentes mas têm algo de comum que os une.

K, mas tu vais proibir um filho teu de ter telemóvel?
- Idade?
10 anos, por exemplo.
- Vou, claro.
É...e depois ele sente-se excluído. Vais morrer pela língua...
- Mas quem disse que ele tem de ser como todas as crianças? Eu não sou como todos os pais.
Nesta conversa, ela projectou-se num eventual filho que eu venha a ter e falou da sua dor de se sentir excluída.
Além disso, presumiu que eu, como ela, preciso da aprovação de quem quer que seja.

Eu só preciso de achar que estou a fazer o que tem de ser feito e muito pouco além disso.
Esta mulher não entende isto.

K, já fizeste a tua avaliação?
- Já. Tive de perguntar uma cena aos RH porque não percebi o que era perguntado. Era a diferença entre atribuir-me 5 ou 3.
Responderam-te?
- Sim. Fodi-me. A resposta que me deram fez-me dar-me 3.
Ah, K. Isso pode prejudicar-te.
- Eu sei mas é o que é. 5 o que acho ser de 5. 3 o que acho ser de 3. 
Esta não está errada. Se eu mentisse como todos, era capaz de sair beneficiado mas, como lhe disse meio a brincar (e meio porque gosto dela) eu tenho carácter!.

Não se pense que sou gajo para criticar quem se defende, nestas merdas.
O instinto de sobrevivência é essencial.
MAS o que já levará a que entre em modo de ataque é se, depois, acharem que têm o mesmo carácter e rectidão que eu. Não têm.

Viverão melhor? Não sei.
Viverão mais tempo? É provável.
São feitos do mesmo material que eu? Não.

...e quanto a esta última coisa, há algo que reputo de engraçado:
A maioria das pessoas com quem me cruzei e com quem me cruzo encontram a vergonha na cara dos outros; quero com isto dizer que apenas terão vergonha de alguma coisa se os outros souberem que a fizeram.
Se eu for uma besta e ninguém souber, eu não sou uma besta.

A minha vergonha, pelo contrário, não está na cara dos outros, está no espelho.
Eu serei uma besta desde o momento em que ache que sou uma besta.

Ah, K, isso é espectacular! e não é. Um gajo pode fugir dos outros mas não dos espelhos.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home