Friday, February 09, 2018

Emendar Erros Passados

Hoje, estava a ouvir um gajo contar que no passado tinha feito X e que se arrepende de assim ter procedido; e como se arrepende, está a tentar compensar.

Não me dou com esta merda judaico-cristã de expiação e de culpa.

Gostava de dizer que não me arrependo de nada que tenha feito. E gostava de o dizer porque arrependimento é uma perda de tempo. E gostava de o dizer porque a ideia de que os erros que cometi trouxeram-me até aqui é estúpida.
Ah, K, mas agora não estás bem?!
Estou mas não perdi uma imensidão de neurónios pelo caminho. 
Se voltasse atrás, não cometeria os mesmos erros quer por não ser estúpido quer porque os erros me perseguem sempre e não me deixam em paz...porque me fazem sentir estúpido independentemente da distância a que já se encontrem.

Agora, o que não faço, de certeza, é tentar compensar os meus erros passados. Não se corrigem. Não se apagam.
O máximo que se pode fazer quanto aos erros que se cometem é pedir desculpa e não os repetir. É o máximo e o mínimo ao mesmo tempo.
O Máximo porque não se pode, literalmente, apagá-los;
O Mínimo porque não aceito fazer menos e não aceito que façam menos comigo.

Compensar tem vários problemas inerentes:
Não é possível;
Não resulta;
É o melhor caminho quer para sermos manipulados quer para fazermos um péssimo serviço.

Quando sentimos culpa ela pode ser-nos atirada à cara e, de caminho, permitir que se aproveitem de nós;
Quando sentimos culpa ela serve, muitas das vezes, para permitirmos um comportamento que jamais toleraríamos se ela não existisse.

Depois de eu pedir desculpas, elas podem ser aceites ou não e se não forem....até logo.
Depois de me pedirem desculpas, elas são aceites ou não mas, em benefício da mais completa honestidade, tenho um enorme problema:
Eu perdoo mesmo (ou não perdoo, obviamente, mas para o caso interessa menos) mas nunca me esqueço.

O que, depois, acontece, é que não me sinto capaz de manipular as outras pessoas com Culpa, pelo que não as culpo, expressamente...mas basta uma merdinha para que me lembre, de imediato e em enxurrada, aquela vez em que a pessoa foi uma besta.

I Appear Missing (o que me acontece várias vezes, também)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home