Thursday, February 22, 2018

Trump/EUA e as Arma

...não considero o mais simples dos temas.
A vontade que tenho, como - suponho - a esmagadora maioria dos portugueses e europeus, é chamar cowboys ridículos aos americanos. Tenho vontade e não acho que esteja completamente enganado.

Há uma ou outra perspectiva da defesa das armas a que sou sensível.
Uma delas é o tamanho do bicho que são os EUA.
Há partes realmente remotas e que estão, por isso, relativamente ausentes dos serviços de segurança; há lugares onde a polícia não está e onde não chegará em tempo útil, ainda que possamos entender como tempo útil um tempo bastante alargado.

Outra delas é histórica.
A desconfiança dos americanos para com o Governo remonta à relação com o Reino Unido.
Na verdade, a previsão constitucional está intimamente arreigada na ideia de defesa do Governo e nas milícias com que os EUA ganharam a sua independência.
É claro que esta coisa está ultrapassada e é claro que, hoje em dia, não há semi-automática que possa proteger um cidadão se o Governo o quiser encravas; é claro mas a memória é antiga.

(devo notar, contudo, que este último argumento serve quando o digo mas é difícil de ser utilizado por aqueles que dizem quando é que os pretos vão esquecer que já foram escravos?! Já passou tanto tempo... mas isso é outra questão)

O que acontece é que esta minha bondade vai de saco quando ouço idiotas dizerem que a única coisa que pára um mau com uma arma é um bom com uma arma
Isto é parvo.
Isto é Hollywood.
O argumento de reparem que os massacres só se dão em locais onde não é permitido ter armas incitam à melhor das soluções: não há armas a mais mas antes armas a menos.
Não vai há muito - e há-de voltar - a ideia de que os professores deviam andar armados na escola para evitar os massacres.

Isto não é, sequer, racional.
A solução para os massacres não pode ser mais armas.

Este é uma das falácias que se vende à multidão que enquanto massa é estúpida;
Consegue-se vender que impedir ou tornar mais difícil ter-se acesso a armamento é contrair a liberdade.
Vão perguntar aos infelizes miúdos escolares que passam a vida a tombar o quanto apreciam a liberdade que lhes ofereceram em forma de chumbo grosso.

Na Austrália disseram foda-se, tá tudo a entregar as putas das armas! e vão ver a evolução das estatísticas de morte por arma de fogo; quer dizer, nem precisam de ir. Menos armas de fogo = menos mortes por armas de fogo, não é?

Fuckin yankees.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home