Wednesday, August 12, 2020

Nós e o Egocentrismo

 A primeira fotografia da minha filha que apareceu no Instagram tinha-a a ela e a mim como figuras, ainda que tenha sido colocada na conta da Mãe.

O motivo para isso foi simples: considerando que Mãe tinha-a apresentado à vida nesse mesmo dia (ou no dia anterior, não tenho a certeza), não tinha vontade de aparecer porque considerou que ainda não se encontrava restabelecida - mas estava. Ela estava linda antes da gravidez, continuou assim durante e assim estava depois.

Em termos simples, era a melhor fotografia que havia. Mas não só isso. Acontece que, felizmente, são também as suas duas pessoas favoritas.

A dada altura, disse-me que devia estar toda a gente à espera que fosse uma fotografia minha e dela mas levaram contigo.

Gosto de achar que entendo as pessoas, quer goste das suas reacções ou não, mas enganei-me quando perguntei será?!

 

Ora, hoje, pela primeira vez, uma pessoa com quem estivemos disse isso mesmo: estava eu à espera duma foto da Mãe e da menina e aparece o Pai e a menina!!

Em abono da verdade, esta apreciação nada teve de crítica ou julgamento. Foi apenas uma constatação daquilo que lhe parecia óbvio.

Ela tinha razão. As pessoas devem mesmo ter achado estranho...


...eu não entendo.

Levo as fotografias a sério e as minhas (as que tiro e que publico) têm como único intuito serem bonitas e interessantes; mais interessantes do que bonitas, até.

E, a esmagadora maioria das vezes, tão esmagadora que dizer todas não seria uma hipérbole mas apenas um muito ligeiro exagero, não me considero interessante e, por isso, quase nunca apareço.

Podia dar-se o caso de me achar feito. Não acho.

Podia dar-se o caso de ser tímido. Não sou.

Podia dar-se o caso de não me ter em boa conta. Mas tenho.

O que não tenho é a veleidade ou vaidade de pensar que sou o centro de tudo ou que o Mundo devia ficar agradecido por receber mais sobre mim tanto sob a forma de aparència como de pensamento.

Não devo ser eu a vender a minha importância e nem a minha inteligência.


...então, por que motivo é estranho colocar-se outra pessoa no centro daquilo que é nosso?

Por que motivo haveria Ela de evitar publicar a filha e o Pai para se colocar a si com a filha?


...acho que a maioria daqueles que nos rodeiam não entendem o que é Egocentrismo e muito menos Altruísmo. Talvez sejam, até, incapazes de perceber que há quem mereça mais importância na nossa vida do que nós mesmos.

Todos querem salvar os animais e acabar com a fome em África mas só depois de termos uma vivenda à beira mar e de nos saciarmos com caviar.

...mas o pessoal não se dá conta disto. O pessoal acha que basta dizer que se preocupa com o Mundo para parecer que se interessa e, verdade seja dita, se todos fizerem o mesmo é bem capaz de chegar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home