Wednesday, February 16, 2011

Uma vez li um conhecido escritor português (de quem gosto, na verdade) dizer qualquer coisa como "em Portugal fode-se mal". Não se estava a referir ao Portugal territorial mas antes ao Portugal literário, às cenas de sexo escritas e, para dizer a verdade, retratadas em filmes, também.
Acho que tem toda a razão.

O motivo não me parece particularmente difícil de desvendar.
Sempre que este assunto vem à baila lembro-me das Mães de Bragança. Ainda se recordam? A associação de portuguesas, de Bragança, que pretendiam expulsar de lá as putas porque estas últimas estavam a destruir-lhes o casamento? Sim, eram as putas as culpadas! Os maridos, que iam foder as putas não tinham culpa nenhuma!!! Provincianismo da mais elementar rudeza.

Bem, o que interessam aqui as Mães de Bragança?
Parece-me que elas deveriam estar mais preocupadas com duas coisas: 1) Os maridos que iam às putas (não eram, naturalmente, as putas que iam aos maridos) e 2) Porque iam os maridos às putas.
Eu, que sou homem, posso dizer-vos que os homens vão às putas por 3 motivos essenciais: 1) As putas fazem o que as mulheres deles se recusam a fazer; 2) Eles recusam-se a pedir às mulheres para fazer o que vão, depois, pedir às putas; 3) Coisa lúdica de passagam masculina (esta última é muito pouco relevante, se os estabelecimentos dependessem disto, fechavam.

Então, voltamos ao foder-se mal.
Ou porque as mulheres se recusam, ou porque os homens temem que elas não recusem (lembrem-se que na Bíbila ou temos virgem - Virgem Maria - ou puta - Maria Madalena) ou por ambas as coisas.
Se a verdade é assim, a ficção, que vem do real, não pode ser manifestamente diferente.

Este Portugal das Mães de Bragança está a mudar mas ainda não mudou.
São coisas que demoram algum tempo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home