Monday, November 17, 2014

MANIPULAÇÃO

Da mesma maneira que não tenho conhecimento de burros que confirmem sê-lo também não tenho presente alguma vez ter visto um manipulado que confirme tê-lo sido...e já todos estivemos lá.

Há uma concepção mais ou menos generalizada que apenas os fracos (tanto de espírito como de mente) são atreitos a que sejam induzidos a fazerem o que não querem. Não é verdade.
A manipulação, como muitas outras coisas - como a corrupção, por exemplo - é melhor em igual proporção a que é desconhecida. Um manipulador que revela ter manipulado pode ter muito talento mas nunca será um mestre porque fá-lo pelos aplausos e, como disse, a manipulação está na sombra e não no holofote.

De volta aos fortes e aos fracos:
A manifestação de força, perante um fraco, fará com que ele actue como pedido;
A manifestação de força, perante um forte, fará com que ele actue em confronto com o pedido.

Ora, se se tentar forçar no sentido contrário ao que, de facto, se pretende, o forte acaba de ser manipulado.
TODA  a gente pode ser manipulada.

Como se combate isto?
Com educação, esclarecimento, pensamento abstracto (do tipo, por exemplo, que se aprende em cursos superiores independentemente da especialidade) e com os olhos bem abertos.
Acho que, tecnicamente, também se pode chamar de Esquizofrenia.

CORDEIROS vs LOBOS

Um bocado no sentido das manipulações e dos burros, é muito raro alguém assumir que prefere lidar ou mesmo comandar Cordeiros do que Lobos e, ainda assim, em sentido diametralmente oposto, o que lideram e comandam são Cordeiros.

Não é parvo. Faz sentido.
Por muito que todos se queiram ver como especiais - é só ver o sucesso do FB em que os próprios acham importante actualizar o estado como se isso interessasse a alguém - se todos fossem, de facto, especiais ninguém o seria.
Vou passar por cima, também, do todos somos iguais não porque discorde em termos abstractos, porque com esse concordo, mas porque, de facto, não somos; uns são mais bonitos que outros, uns são mais espertos que outros e por aí adiante.

O que eu digo é isto:
Para a esmagadora maioria das necessidades, por exemplo, de uma empresa são precisos Cordeiros. O trabalho de sapa, que tem de ser feito, o Sim Senhor, o seguir ordens sem análise crítica fica-lhes bem e, mais do que ficar bem, é indispensável.
Acresce que, dependendo de quem lidera ou manda, é mais fácil e, às vezes, útil não ter quem o questione.

Para uma minoria do trabalho são precisos Lobos.
De vez em quando e em alguns lugares, é preciso quem meta o pescoço e seja destemido. Que faça porque é preciso fazer, independentemente do que lhe pedem.

As organizações assentam em Cordeiros para funcionar mas precisam de Lobos para crescer.
O problema é que, pelo que disse, há muitos mais lugares para Cordeiros do que para Lobos. E poderão dizer que também há mais Cordeiros do que Lobos e tendo a concordar; o problema é que apesar de a maioria dos Lobos entender sê-lo, o mesmo não acontece com os Cordeiros.

Lobo ou Cordeiro?
Não estou certo que seja uma escolha consciente.

GUSTAVO SANTOS

Não vou dizer que Gustavo Santos representa tudo que há de mal no mundo. Não tem toda essa importância e também não é particularmente perigoso.
Vou, contudo, dizer que Gustavo Santos - como o gajo do bate punho cujo nome não me lembro - representa o sucesso da ignorância e da banha da cobra.

Porquê?
Nada diz além de banalidades requentadas. Parece, como muitos noutro meio, um discípulo do Mourinho com a desvantagem dos do outro meio: o Mourinho diz e faz e é isso que impede que achemos que ele é parvo.
O gajo escreve não sei quantos livros - que não li, obviamente - e tem um português absolutamente atroz; especialmente atroz para quem diz que escrever foi a sua primeira arte. Não, meu amigo, não é arte o que tu fazes.
O gajo diz que a mente se chama mente porque mente, como quem faz uma revelação. Não, meu amigo, mente tem outra origem epistemológica mas não exigo, sequer, que saibas o que isso é.

Poderia continuar a bater nele porque, infelizmente, vi tantas vezes os seus vídeos de youtube que sei esta merda quase sem falhar (incluindo os gestos teatrais e cenas).
...e estão a ver? Apesar de tudo que disse e do que não disse, EU também sou o público dele e, agora, para quem não conhecia e vai googlar, passa a ser também.

É certo que vejo por outros motivos que não os que ele queria mas o principal ele conseguiu: há mais um camelo a completar a assistência?

Não terei sido manipulado?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home