Wednesday, June 17, 2015

Coisas que Parecem o Mesmo mas são MUITO Diferentes

REALISMO e DETERMINISMO

Sou ou procuro ser Realista mas não sou nada Determinista.
Para poupar tempo - que não tenho muito - não me confronto com a realidade mas não me conformo com desfechos.

Não tenho qualquer dificuldade em assumir que determinado comportamento tem um determinado resultado mas não admito que qualquer comportamento tem o mesmo resultado.
Aceito que as coisas não funcionem porque algo falhou mas não que falhou porque tem de falhar.

Esta pequena distinção leva para um lado e para o outro responsáveis e irresponsáveis, corajosos e cobardes; uma faz sentir que nada do que fizermos fará diferença e a outra responsabiliza quem faz pelo que acontece.

De determinista aceito a morte e mesmo isso com dificuldade, ainda não desisti!

PREVISIBILIDADE E IMPREVISIBILIDADE

Esta parece parva mas a realidade (realismo, olé!) desmente.
A tendência natural, como já disse tantas vezes que os carctéres vão começar a rejeitar, é vermos nos outros aquilo que vemos em nós, então, é imprevisível nos outros o que nós não faríamos.

É possível alguém dizer-vos olha, vou fazer isto!, vocês não acreditarem e depois acontecer? Pelos vistos, tende a ser imprevisível.
É possível alguém dizer-vos acho que vou tirar a camisa porque o Sol está forte! e responderem Não és Homem nem és nada! e quando fazes o que dizes ficarem surpreendidos?

Seria de supor que a previsibilidade é o cumprir e a imprevisibilidade o seu contrário. Acho, até, que o dicionário há-de dizer algo de parecido... não, nada disso. 

Há meia dúzia de anos disse a uns gajos: 
Meus amigos, esta merda ou muda ou ponho-me a monte!
Os gajos não acreditaram, a merda não mudou, eu pus-me a monte.

O que aconteceu?
Foram apanhados de surpresa...

Para fechar com, talvez, o melhor CD de sempre:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home