Friday, October 23, 2015

People Suck!

(sim, Sexta-Feira...não é das piores mas também não é das melhores)

Há um Padre, julgo que italiano, que se dedica a procurar valas comuns não identificadas para onde os Nazis despacharam judeus (pá...não vou comentar a cena do israelita que veio dizer que o Hitler, no fundo, nem queria matar judeus. Se me parece que as justificações para o extermínio não são meramente racistas também me parece esquisito dizer-se que o Hitler tropeçou...). 
Enquanto via a reportagem a respeito, nada parecia particularmente esquisito: votos de silêncio das populações onde as valas não identificadas se encontravam; a realidade de haver mais judeus mortos do que o que se previa; a brigada que vinha depois da conquista só para aviar pessoal...enfim, previsível.

Depois ouvi qualquer coisa como isto: As pessoas viam os judeus ser fuzilados e sentiam um certo alívio por não serem eles...
Da maneira como entendi o afirmado, também não fiquei estupefacto. Entendo, ainda que pareça mal, que nos sintamos aliviados quando a bala vai para outro. Não é bonito mas é o que é. Faz-me lembrar as pessoas que desejam felicidade a quem as largou mas que não a desejam de facto porque isso desvaloriza-as. Não é bonito mas é o que é.
O que aconteceu é que entendi mal o que ele disse...

O descrito é mais ou menos isto:
Os Nazis iam buscar os judeus e alinhavam-nos na vala previamente aberta e, neste momento, a população da aldeia ia para lá assistir.
Reparem: não eram encurralados nem arrastados, iam ver o espectáculo.
Fiquei de cara à banda, ainda que talvez não devesse porque o próprio movimento Nazi tem semelhanças com isto. Os alemães terão as suas características mais distintivas mas à medida que fui viajando e conhecendo gente fui chegando à conclusão que gente é gente em todo o lado; quero com isto dizer que os alemães são como nós e abraçaram aquilo a que se chama a banalização do mal,

Um exemplo próximo e muito pequeno:
Houve uma altura em que tive de assistir a autópsias.
Quando soube, não entrei em pânico porque o que é para fazer é para fazer mas não me foi apelativa a ideia de ver gente a ser esventrada.
Lá fui e uns minutos depois a coisa não foi tão má como isso. Não sei exactamente quando mas aquela pessoa na marquesa deixou de o ser e passou a ser um boneco.

People Suck!

Ia dizer qualquer coisa sobre o Cavaco que, aparentemente, ganhou um par de tomates já em idade avançada;
Ia falar do que me apoquenta mas como me está a apoquentar mais do que o costume, deixarei de lado.

Termino com isto (que não sei ao certo se me anima ou se me deixa constrangido):
Ontem tive de esperar por uma pessoa mais do que devia e, para matar tempo, mandei uma SMS a uma gaja desafiando (porque nem isso era) para aparecer onde eu ia.
A resposta foi uma coisa, para mim, muito esquisita e tinha implícita a ideia de que me tinha lembrado dela por motivos libidinosos...o que não era MESMO o caso.

Já me tinham avisado que ela poderia ter esse tipo de ideias mas nunca achei - e ainda não acho - que seja verdade....só ainda não acho menos um bocadinho.

Não respondi, óbvio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home