Monday, October 26, 2015

Racionalismo e os Problemas

Já fui acusado muitas vezes de dar mais relevo ao trabalho do que a tudo o resto.
Entendo que se ache isso e até pondero que possa ser verdade mas não o sinto dessa maneira...
Um dos indícios, fortes, de que possa ser verdade é o seguinte: em coisas sérias, só admito ser passado para trás, ou para segundo plano, que parece mais leve e verdadeiro, por trabalho e família (e no caso da família meramente por uma questão de princípio porque família, mais do que ambíguo, é incerto).

Onde entra aqui o Racionalismo?
Faz-me muita confusão tudo o que é aleatório e incontrolável e apesar de intelectualmente achar que TUDO é incontrolável e aleatório tenho, também, a certeza que umas coisas são mais que outras.
O Trabalho é das coisas mais controláveis. Depende, em grande medida, de mim e do esforço que nele invisto e, tendencialmente, quanto mais me dedicar melhor o resultado.
É limpo. É directo. 

Por que traz o Racionalismo Problemas?
Bem... porque quando levado onde, por vezes, tento levá-lo evita que se aprecie, como eu aprecio, coisas como a Disritmia ou o Teu Retrato; coisas como o Braveheart ou o Tigre e o Dragão.
É uma encruzilhada difícil de gerir e muito difícil de entender...

O Racionalismo diz-me, por exemplo, que há coisas muito mais importantes do que estar apaixonado. É mais importante estar com quem nos entende e quem nos apoia incondicionalmente e com quem temos muito em comum e com quem nos dará dias descansados.
Já me tentei empenhar nisto (ainda que, provavelmente, não o suficiente) e não deu resultado porque o Realismo foi vencido pelos Problemas.
Os Problemas dizem-me que nada disso importa porque apesar de importante não é fundamental, é só muito importante.

Para já, foram sempre ganhando os dois, alternadamente, mas, provavelmente, fui sempre perdendo eu.

...é muito cansativo ser-se eu...

...e o mais importante ocorre depois dos 4.30 mins

0 Comments:

Post a Comment

<< Home