Monday, December 07, 2015

Unforgiven e The Bridges of Madison County

Lembrei-me há uns tempos que quando vi estes filmes não tinha maturidade para os entender (e quão melhor é o Clint a realizar do que a representar?!) e a minha opinião sobre eles mudou, sendo certo que mudou mais quanto a um do que a outro.
Aliás, se bem me lembro, há-de haver por cá qualquer coisa sobre as Pontes porque era o filme favorito de uma das minhas exs e essa merda deu azo a bastantes discussões.

UNFORGIVEN
Lembro-me de ter visto este filme e pensado que era uma profunda parvoíce. Adicionava-se o facto de não ser muito dado a westerns com o de achar ridícula a história de um gajo que precisava de se embebedar para acertar no alvo (sim, foi isto que retirei do filme de 1992...um ainda muito incipiente adolescente).
Muitos anos depois apanhei isto a dar outra vez e porque não tinha mais o que fazer fiquei a ver. 

Continuo a não gostar muito de westerns mas o assunto do filme tornou-se, com o passar dos anos, o meu favorito: a diferença que faz uma pequena diferença na vida de alguém.
O gajo deixou de ser o assassino que era e o alcoólico que o preenchia porque, entretanto, conheceu uma mulher. Tivesse eu visto o filme entre o início e a altura em que o vi e continuaria a parecer-me ridículo porque, afinal, que diferença faz uma mulher?! 
Toda, não é?

Este gajo matava porque não sabia fazer outra coisa e, provavelmente, não via qualquer motivo para alterar o comportamento. E também bebia desmesuradamente...por que não faria?
Uma mulher salvou-o...e quando essa mulher desapareceu (com muitas condicionantes à volta, é verdade) voltou a matar e a beber porque deixou, novamente, de ter motivos para não o fazer.
Esta coisa parece adolescente, não é? Parece, não é.

Numa escala muito diferente, não teria acabado o curso no tempo em que acabei se não tivesse encontrado alguém que me deu um motivo para beber menos, sair menos, procurar menos, dormir mais, relaxar mais...durante aquele período de tempo específico, salvou-me.
Depois, desapareceu e, durante algum tempo a coisa andou à roda outra vez e foi parando quando encontrei outros interesses, que não outra mulher.

Pau nasce torto, endireita-se e entorta-se outra vez.

Eu quero me esconder debaixo dessa sua saia pra fugir do mundo.
Pretendo, também, me embrenhar no emaranhado desses seus cabelos.

....é a mesma coisa.

THE BRIDGES OF MADISON COUNTY
Este é pior.
Vou dar-vos a minha sinopse de quando o vi: gajo vai com os filhos ganhar a vida para sustentar a família e aparece um gajo que lhe malha a mulher, essa puta!

A minha perspectiva da coisa mudou mas não na dimensão em que aconteceu com o anterior.
Hoje sou capaz de entender que há coisas que não se controlam, há coisas más que acontecem a pessoas boas, há gente que trai porque não conseguiu evitar e não necessariamente porque é leviana.
...mas a volta não é completa.

As mais das vezes, como nos ensinam as décadas e o empirismo que transforma em bordão popular, cesteiro que faz um cesto faz um cento e se em cada 100 vezes que acontecer se apostar 100 que a gaja é leviana vai-se acertar na esmagadora maioria mas não se acertarão em todas.
A minha mudança, para este, consiste nisto: vai acertar-se a maioria das vezes mas não todas as vezes.

Não acho desculpável o comportamento;
Não acho digno o comportamento;
Não defendo o comportamento.
Há coisas que não se conseguem evitar.

É muito divertido este conceito de que não se está preparado para tudo, sempre.
É triste um gajo envelhecer e ficar mais mole (é o que sinto quando observo a mudança de atitude que tenho para com as Pontes) mas ganham-se coisa. 
É estranha a ideia de que somos várias pessoas durante o período de duração da nossa vida e mais estranha, ainda, a ideia de que podemos não mudar para melhor...

Por outro lado,
é refrescante, por pouco comum, que se criem ligações em momentos que não se contam.
Acho que dificilmente se criam amizades, das que contam, a partir de certa altura. Não porque sejamos incapazes mas porque é algo que, em princípio, demora muito tempo e esse tempo vai escasseando.

Acho que criei uma e isso é muito cool.

E finalizando com algo do mesmo ano das Pontes (coincidência pura):

0 Comments:

Post a Comment

<< Home