Monday, March 21, 2016

MOTIVACIONAIS

É sabido o meu asco por pessoal que dá palestras de auto-ajuda e o meu parco apreço por quem leva com elas. E só é parco apreço e não asco também porque lamento quem se banha na da cobra que é vendida nestes eventos.
(Ok, não serão TODOS vendedores de banha da cobra mas permitam-me - e se não permitirem, caguei - tomar o todo pela pequena parte).

Então, vamos antes ao pessoal que usa frases sweets (coisas como o que não te mata torna-se mais forte do Nietzche que o deve fazer revolver no túmulo porque não é para ser utilizado para, por exemplo, maleitas físicas mas é) para se sentir melhor.

Ora,
como comecei no parágrafo anterior, muitas das frases que caíram no uso corriqueiro são descontextualizadas e utilizadas para fins para os quais não fazem sentido;
outras há que são válidas mas completamente incompreendidas. Ouvem-se citações do Osho sem que se entenda o que ele quer dizer ou de Twain sem saber o que o Twain pensava ou dizia.
Para o efeito do que aqui vim fazer vamos, ainda assim, excluir a muita ignorância e imaginar que todas as frasesitas são bem aplicadas e bem compreendidas. O problema que aqui me traz é outro.

Acredito que podemos e devemos procurar fora o que não temos por dentro e nos faz falta. 
Estas coisas motivacionais são, para mim, isto mesmo: uma tentativa de completar o que se não tem e, no fundo no fundo, o que conta é o resultado e se este truque funcionar não serei o primeiro a atirar uma pedra mas sou capaz de ser o segundo ou terceiro.
Se apoiado neste truque a pessoa souber que o está a fazer deveria tentar escapar à muleta e resolver, em si e por si e dentro de si, aquilo que busca nas palavras que outros lhe emprestaram. É admissível que o bebé que está a tentar aprender a andar se vá agarrando ao que terá à mão para não cair mas o objectivo último é conseguir que as suas pernas façam todo o trabalho.

Então,
se se precisa de ter escrito à frente concentre 90% do seu tempo em soluções e penas 10% nos problemas não tenho nada a opor, desde que não se precise indefinidamente de ser lembrado desta coisa óbvia.
Sim, a própria frase dá-me ânsia de vómito mas se ajudar...

Eu sei que isto parece uma crítica a quem usa estas banalidades (olá, FB) mas só o é se for perene.
Querem uma frase bastante mais útil do que tudo que por aí se encontra mas que não é entendida como motivacional?
Nasce-se sozinho, morre-se sozinho.

Entendem?
A muleta e o que vem de fora só dura um certo tempo e não resolve, é só um paliativo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home