Thursday, April 14, 2016

A Regra de Ouro

Sou defensor da clássica expressão Não faças aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti e ontem, à pala de uma conversa sobre empresas e as pessoas que nelas trabalham dei por mim a pensar e a falar sobre um âmbito mais alargado disto.

Não sei se será evidente para todos mas para mim é: as pessoas reagem umas às outras e aprendem e apreendem comportamentos da mesma maneira. Por muito determinados e independentes que sejamos não escapamos ao contágio.
(pensem, por exemplo, em quem dá a um cão um nome agressivo. O nome, em si, significa nada, para o cão, as ao dar-lhe o respectivo nome estamos em extensão daquilo que dele esperamos e da forma como o iremos tratar e, até, do comportamento que instigaremos...e isto mesmo sem darmos conta)

Lembram-se do descalabro bancário e do crédito hipotecário e cenas? Os créditos são concedidos pelos balcões e, suposta e formalmente, há muitos trâmites a seguir para que sejam respeitadas cenas que garantem a qualidade do emprestado pelo emprestador.
Só que, em simultâneo, havia prémios atribuídos por quantos mais empréstimos se concedessem, pelo que o que se dizia era que sim, os prémios são atribuídos mas respeitando as normas, o que era tanga porque ao só se olhar para números e resultados quanto mais se emprestasse mais se ganhava.
Ora, seguramente que alguns dos bancários seriam pessoas de fraca índole, como os há em todas as profissões, mas a maioria não o seria mas estava metido no mesmo.
Os Bancos encorajaram este comportamento.

Pensem, também, nos elevados padrões de segurança exigidos nas plataformas petrolíferas.
Está tudo regulamentado e tal mas, depois, os orçamentos das petrolíferas para a segurança são reduzidos sem que se permita menos produção.
Então, independentemente do que se diga, oralmente, o facto é que se encoraja menos medidas de segurança porque tal fica mais barato.
As pessoas que se colocam em risco não são estúpidas, são empurradas para a estupidez.

Agora, pense-se mais restrito e use-se o It´s no secret tha a liar won´t believe anyone else dos U2.
Simples, directo e verdadeiro.

Não excluindo que quem tenha sido traído tenha mais propensão para imaginar que o será de novo, normalmente quem tem mais medo de ser traído é um traidor;
Pensem na pessoa que está a falar alto e que vos põe a falar mais alto com ela por esse mesmo motivo;
Pensem na população prisional que continuará a ser profissionalmente criminoso porque será sempre assim tratado.

Eu sei que esta é uma visão que não pode ser por completo aplicada ao mundo onde nos encontramos. E eu sei, também, que há quem será uma besta independentemente do seu contexto e da forma como é tratado mas tenho para mim que será uma minoria.
Não podemos crer que é um acaso que quem é delinquente uma vez terá muito mais hipóteses de o ser de novo;
Não podemos crer que o facto da criminalidade (em número e não em gravidade) esteja mais entranhada em comunidades pobres é um mero acaso.

...infelizmente, além da Regra de Ouro também sou seguidor da de Talião (Olho por Olho, Dente por Dente), pelo que não serei o melhor pregador para esta mudança fraternal mas, pelo menos, reconheço-a e talvez um dia a consigo aplicar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home