Friday, April 01, 2016

Duas Coisas (Podem Ser Três)

1.
A própria da estupidez e da inteligência são bastante mais relativas do que poderá ser imaginado.
Não entrarei na questão da validade ou falta dela dos testes de QI - algo bastante discutível - mas algo que é intuitivo e que não mereceria que se perdesse tempo com o seu estudo não se desse o caso de ser ignorado (lembra-me sempre o facto de não haver restaurantes mexicanos no México mas apenas restaurantes).

Ia dar o exemplo da largura de banda da internet e de muitas vezes entendermos a mesma, ou o computador, como lento ignorando ou desconsiderando como relevante o facto de termos 3 filmes a descarregar e 45 janelas abertas. Não o vou dar porque não percebo nada dessa merda e soaria como falso.
Tenho um exemplo mais pessoal para a coisa:
Uma das minhas amigas, em especial, é muito inteligente e espera (sendo mais inteligente do que esperta) e tem uma característica que acompanha gente que possui estes predicados, uma características que muito aprecio: é rápida.
Dá-se que às vezes estou a falar com ela ao telefone e sinto-a muito lenta, coisa que me irrita; o que está a acontece, sempre, é que está a fazer outra coisa enquanto fala comigo (não me debruçarei sobre os nomes que lhe chamo quando isto acontece e o quanto me irrita).
Então,
porque a conheço, sei que não é lenta nem burra. Está a fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo;
se não a conhecesse, presumiria que era escassa a parte neuronal que lhe tinha saído na cruzada genética.
Mesma pessoa. Banda mais ocupada. Banda menos ocupada.

Voltando a uma cena mais geral:
É comum entendermos os pobres como mais burros e piores pais do que os burros, com tudo o que isso tem de preconceituoso, mas há, pelo menos, aquilo que descrevi: como os pobres têm mais dificuldades têm, também, mais coisas a ocupar-lhe o pensamento e a reduzir-lhe a capacidade de se concentrarem com mais poder em outras coisas.

Foi feito um estudo (voltando aos testes de QI) que tentou avaliar o impacto de estarmos ocupados com outras coisa quando nos devíamos concentrar num determinado desempenho e o que se constatou é que o QI poderia variar até 18 pontos e 18 pontos são, mais ou menos, o que distam a pessoa normal da pessoa com um atraso.

Até a puta da burrice é relativa...

2.
Ontem tive uma reunião que não correu nem bem nem mal, correu como seria de esperar mas não como queria que corresse.
Isto nem sequer é dizer muito porque nunca nada corre como eu quero porque mesmo quando acontece tal efeméride demoro uns dois minutos a achar que, afinal, o que queria era pouco para mo terem dado.
Outro acrescento a isto é o muitas vezes ouvido queres sempre tudo à tua maneira, o que me chateia porque não penso que assim seja mas, depois, quando olho é mesmo isso.

Voltando:
não é nada de dramático nem de preocupante, em geral mas como o meu nome é outro que não qualquer um, saí a pensar o que vou fazer?
Este o que vou fazer, quando me dá tende a ser relativamente dramático.

Normalmente, não demoro muito a decidir nada (às vezes até parece que nem sequer pensei entre a pergunta e a resposta, o que me lembra sempre a resposta do House claro que ponderei só que muito depressa) e quando demoro mais do que a fracção a que estou habituado a coisa parece mais grave do que o que é.
Em momentos como este fico mais distante e mais calado e menos alerta, onde se inclui uma menor vontade de responder.

Há algum tempo perguntaram-me: K, o que tens? Andas esquisito, esta semana... ao que respondi Estou a pensar... e era mesmo isso que estava a acontecer. Estava a pensar. E quando pendo muito tendo a ficar muito mais distante e...de pior humor porque pensar demais, a mim, faz mal.

3.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home