Tuesday, March 29, 2016

Vi uma vez um sketch que me passou a acompanhar: um gajo encontrava um conhecido na rua e perguntava-lhe então? tudo bem? e este último dizia-lhe, realmente, se estava tudo bem e, como não estava, contava-lhe, também, por que não estava.
O gajo que perguntou arrependeu-se de ter perguntado.

Achei muita graça e extrapolei este óbvio para pessoas que apesar de serem apenas conhecidas acham-se e os outros também as acham mais que isso.
Quantas vezes ouvem alguém perguntar se está tudo bem mas a não querer saber, realmente, a resposta?
Quantas vezes ouvem alguém perguntar se está tudo bem e sabem, à partida, que mesmo que queiram, realmente, saber a diferença será nenhuma?

Passei poucas vezes por esta segunda situação mas quase nenhumas, presumo, pela primeira.
A segunda irrita-me um bocado. 
É verdade que alguns de nós gostam de dizer o que está mal consigo e com a sua vida só para vomitar o que os incomoda; muitos de nós gostam de dizer o que está mal consigo só para ter alguém que ouça e, maioritariamente, concorde.
Faz-me alguma confusão... revelar problemas desta maneira não os reparte antes multiplica. Se quem ouve não pode, não quer, não está disposto, não sabe o que fazer apenas ficará a saber e isso é pouco produtivo.

Dizermos a alguém o que se passa connosco, especialmente se for um problema ou um obstáculo, deveria ter como objectivo único a solução. Seja ela a correcção de um comportamento ou o ultrapassar de um obstáculo.

Quando a segunda situação corre mal é muito desagradável.
Fica-se com a sensação de para quê.
A primeira não tem como correr mal porque o dizer é a finalidade em si mesmo.

..............

Quando, há uns meses, tive de participar numa cena de grupo em que era suposto dizermos o que nos afligia estive próximo de esfaquear gente e, isso sim, estava a afligir-me.
Perguntaram e quais são as suas preocupações? ao que respondi pois, não tenho... e não tinha. Não tinha nenhuma preocupação em que me pudessem ajudar porque ouvirem-me resolve nada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home