Saturday, April 02, 2016

Gente Alheada

É sabido que me dói o desfasamento entre a realidade e a ficção e é sabido, também, que um dos poucos medos que me ocupa é que me aconteça o mesmo a mim.
Há uns dias conheci um casal de velhos que se sentem injustiçados com a miséria de reformas que auferem. Um descontou muitos e muitos anos sobre um salário mínimo que não recebia. Outra teve uma carreira contributiva entre os 16 e os 30 anos.
Não desejo que recebam pouco, todos merecem dignidade. Agora, o porquê de receberem pouco quando um defraudou-nos ao descontar menos do que devia e outra contribuiu com 14 anos de trabalho e, depois, reformou-se explica-se a si próprio.

Há, contudo, casos que me são mais próximos (há tantos...) e menos dramáticos, pelo que mais aptos a não levantarem vozes de escândalo pela opinião que acabei de expressar.

Um desses casos é o de uma mulher que se sente injustiçada por não devidamente recompensada pelo trabalho que desenvolve para a sua entidade patronal.
Esta pessoa não é particularmente competente (eufemismo), não é particularmente activa nem com iniciativa própria (eufemismo), não é lá muito esforçada (eufemismo) e passa demasiado tempo em cenas de redes sociais e tal (o que pode explicar, ainda que parcialmente, as duas apreciações anteriores).
Esta pessoa nunca foi promovida (foi, factualmente, despromovida duas vezes), é tratada com parcialidade negativa (por tudo que disse no parágrafo anterior) e não é contemplada com admiração por ninguém (sim, é uma gaja porreira que, para o caso, não interessa).

Dito isto,
acha que deveria ganhar mais, acha que deveria ver o seu valor mais reconhecido, acha que deveria ter mais privilégios e menos ignorada.

Não, não devia.
Fosse eu que mandasse no estaminé e o provável é que caso ainda tivesse emprego seria uma sorte.
Fosse este país mais virado para a meritocracia e é provável que já a tivessem feito patinar.

Sente-se injustiçada.
A realidade diz que é privilegiada,

Outro desses casos dá-se com uma outra mulher que por motivos que me são absolutamente insondáveis se entende como óptima, competente, inteligente e interessante.
Se é competente, não sei, ainda que desconfie. Óptima, não é. Inteligente, não é. Interessante, não é.

Sofre de uma mal que não lhe é exclusivo de se atribuir uma importância que não tem. Acha que todos gostam dela e que tem permanentemente razão e que quem não vê isto é estúpido.

Agora, imaginem que esta mesma pessoa informa que vai abandonar os seus companheiros de trabalho na véspera de o fazer. Na verdade, uma ou duas horas antes de o fazer.
Caso ela fosse aquilo que acha que é, haveria alguma comoção. Não digo choro mas, pelo menos, umas mensagens entre gente que trabalha junta a dizer coisas como sabias? ou sabes para onde vai? ou será que aconteceu alguma coisa? (reparem: nem sequer digo das pessoas para ela, digo das pessoas entre si).
Nada disto aconteceu. Foi, até, ligeiramente desconfortável. Já vi agitação maior pela passagem de um gato próximo da janela.

Pensarão, então, que talvez agora ela tenha percebido que há um claro distanciamento entre o que as pessoas pensam dela e o que ela pensa de si mesmo. Neste caso, um tal desfasamento que poderia levar a questionar pá, será que eu tenho de repensar alguma coisa?
Pois, não me parece.

E o problema que se coloca, muitas vezes, é que este tipo de comportamentos é apoiado, se não explicitamente, pelo menos tacitamente.
Quando me vieram falar da minha avaliação (coisa que o contexto me faz entender como balelas), foi-me dito que o circunstancialismo externo tinha levado que não fosse acontecer nada. Tenho mais benefícios que a generalidade; ganharei mais que a generalidade; tenho condições de trabalho melhores que a generalidade; e por aí fora.

Se me tivesse sido dito que esperavam mais de mim ou que eu não tinha atingido o que de mim se esperava ou que a minha competência deixava a desejar ou qualquer outra coisa com a qual pudesse não concordar mas entender divergência de opinião, tudo certo.
Não gostaria, poderia responder mas, enfim, visões e cada um tem a sua.

Agora,
justificar uma não promoção ou um não aumento por comparação com a mediocridade deixa-me em fogo!
Se eu tenho tudo o que dizem que tenho e se me dão tudo o que dizem que dão é porque faço por isso. Se eu faço mais não devo ser comparado com quem faz menos para justificar a paralisação. Se o que eu quero é ser melhor - e faço por isso, conseguindo ou não - não me desce ter direito ao mesmo só porque sim.

Premeia-se a mediocridade.
Apoia-se quem se sente injustiçado só porque sim.
Alimenta-se a ideia de que só porque se existe se tem direito ao que quer que seja.

Não é que seja um extremo defensor de Darwin mas...foda-se, um bocado é preciso porque caso contrário não saimos da cepa torta. Nem nós enquanto indivíduos nem nós enquanto sociedade.

Ah, não percebo o motivo de me tratarem assim!
Foda-se! Abram os olhos. Muitas das vezes há motivos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home