Monday, June 20, 2016

Padrão Moral

Como em tantas outras coisa que no envolvem no dia-a-dia, há uma confusão entre ser/ter moral e aparentar ter moral; melhor, não ter moral mas um código de conduta moral; melhor ainda, ter um código de conduta moral ou seguir aquilo que é, aparentemente, entendido como uma conduta moral.

Há nesta ideia de moral própria e moral imposta uma contradição fundamental: o próprio não é colectivo. A conduta moral de uma sociedade está padronizada na legislação que produz enquanto a conduta moral individual está inscrita no ADN. Sendo que, como escrevi no primeiro parágrafo, nem todo o ADN o tem escrito.

Aparentemente - e de facto, em muitas coisas - a minha moral é amplamente duvidosa quando comparada com o que seria de esperar.
É-me indiferente quem trai comigo, desde que não seja eu a trair;
É-me indiferente que pensem que trato injustamente alguém quando entendo que é essa a maneira como devo tratar essa pessoa;
É-me indiferente que entendam que deveria ter uma linguagem mais cuidada e menos colorida (código para menos palavrões) quando é assim que escolho falar.

O meu padrão moral é outro e, muitas das vezes, circunstancial.
Não tenho talento para ser EU o traidor;
Não tenho talento para ser injusto com alguém só porque outros entendem que o devo ser;
Não tenho talento para fingir que o que quero dizer é poças quando o que quero, mesmo, dizer é caralho.

Isto faz de mim uma ave rara e, de vez em quando, fico sujeito (não fico mesmo...) a ouvir gente com uma moral muito mais maculada que a minha falar de comportamentos mais certos e mais errados; tenho de papar (não tenho mesmo...) considerações mirabolantes sobre o que deveria ser quando não é o que é.

Padronizando:
o tempo que alguma coisa demora a acontecer é o tempo em que demora a acontecer e não o tempo que deveria demorar a acontecer.
É-me irrelevante os dias que o calendário conta mas antes o que contam nos dias que o calendário vai acumulando.
Imaginem:
tenho 2 dias para fazer um trabalho que deveria demorar 5.
Ora, o trabalho não vai demorar 5 - por muito que queira e devesse demorar -, o trabalho vai durar 2. A realidade impôs-se ao ideal. A realidade mandou o padrão com a puta que pariu.

Mas não... 
Há gente que pensa que ainda que o trabalho tenha demorado, de facto, 2 dias o que aconteceu é que demorou 5.

Ah, eu faço o que a minha moral manda!
Às vezes, o melhor é comprar outra.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home