Friday, September 30, 2016

Os Objectivos

O BMW Série 1.
Este carro é o sonho (prefiro usar itálico mas não sei se o deveria fazer por não estar certo de não ser o termo correcto) dela.
Isto dá sempre azo a alguma discussão. O primeiro motivo deve-se à falta de inspiração de quem o fez tão feio e o principal, ainda que menos aventado, o significado que o carro - este ou outro - tem: SUCESSO.
Ainda pensei entrar pelo costumeiro assunto de me irritar profundamente que alguém entenda que o sucesso só o é quando encarado como tal pelos outros, o que acontece quando o associamos a objectos socialmente visíveis. Iria carregar pela mesquinhez mas não vou. Lembrei-me de outra coisa.

(é mais forte que eu: provavelmente por preconceito e por conhecer proprietários de BMW, não os tenho em grande conta.
Mais! O Série 1 só é vendido por ser BMW e, supostamente, representar sucesso)

Tenho a teoria de que muitas das gajas, sem esquecer que hoje em dia haverá muitos gajos nas mesmas condições, que se casam com homens ricos não serão interesseiras nos termos em que o entendemos.
É comum, quer para nos fazer sentir bem quer por ser estatisticamente certo, acharmos que uma gaja boa e jovem só se junta com um velho rico ou um gajo feio se ele for rico.
Ora, também eu acho que será por ele ser rico mas não sinto como justo acreditar que ela acha o mesmo; não me parece líquido que ela vá pelo dinheiro em sim.

Tentando simplificar:
Vamos voltar ao BMW 1.

Imaginem que o vosso sonho (sem itálico) é ter um BMW 1, carro que não têm a possibilidade de adquirir.
Agora, aparece um gajo (que é impecável e tudo o mais) que vos pode oferecer o BMW 1 com que sonham. 

Se não se poderá dizer, sem margem para dúvidas, que é o dinheiro que interessou à gaja também não se poderá dizer, sem margem para dúvidas, que foi o concretizar do sonho lhe interessou.
Percebem?
O sonho dela pode ser comprado por dinheiro e ele realizou-o.
Eu sei que parece o mesmo mas com um bocadinho de esforço encontra-se a nuance.

O problema principal, quando não se trata de falta de carácter, é o desejo e o objectivo ser de lata.
(Quer dizer, talvez o problema seja que o desejo e objectivo não seja de lata e não se possa comprar mas prefiro ultrapassar este facto, por agora)
É pouco, curto e um pouco mais que pueril o sentimento de que o vazio que nos ocupa a todos pode ser preenchido com Euros;
É uma imagem chata, por desanimadora, a de um relógio ou um diamante ou um carro ser suficiente para que se sinta o sol tocar na pele.

De qualquer maneira:
quando aquilo com que sonhamos se pode comprar está meio caminho andado para que nos possam comprar a nós.

....e como isto é deprimente, vamos de rosinha:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home