Friday, September 23, 2016

Isto Acontece Muitas Vezes...

Tenho-me em boa conta e tento que esta boa conta seja realista.
Às vezes temo que não consiga ter atenção suficiente e perder um bocado a noção da realidade mas, depois, acontecem coisas que me fazem sentir estúpido e volto a centrar.

No episódio que vi ontem do podcast do Joe Rogan ouvi-o defender que os lutadores de MMA não deveriam usar luvas mas antes mãos livres.
Quando isto me entrou nos ouvidos pendei este gajo é um homem das cavernas, com esta ideia! mas não é e não precisei de o ouvir explicar o porquê. Uns segundo depois lembrei-me destas duas coisas:

I
O Mike Tyson fartou-se de partir a mão nas ocasiões em que aviava gente na rua.
Porquê? Isto não faz sentido...
Faz, faz.
Quando ele estava na rua não tinha luvas calçadas nem mãos ligadas, pelo que bateu de mão despida e a merda correu mal.

As luvas defendem o adversário?
Nop.

II
O desporto que pratiquei é semelhante, em termos de contacto, com futebol americano e a ideia generalizada é que é muito mais selvagem porque não tem protecções (tem umas quase nenhumas mas já direi).
Acontece que as lesões no futebol americano são piores e mais graves, incluindo as cerebrais.

Nós podíamos usar umas almofadas nos ombros e um capacete mais ou menos almofadado, também e nada mais. 
No futebol americano...bem, é ir ver.

Este segundo argumento já o usei muitas vezes mas quando a merda passou daquilo que fiz para umas luvas não consegui, no imediato, extrapolar.

Por que terá razão o Rogan (e eu)?
Quem vê de fora imagina que as protecções servem para proteger mas o efeito é absolutamente adverso.
Quando se tem as protecções do futebol americano bate-se com tudo aquilo que se tem porque se está muito protegido e quem se fode é quem apanha.
Quando é o corpo a embater sabemos que nos vai doer também (sim, bater dói!), pelo que teremos isso presente e mesmo que sejamos uns animais que cagam nisso e vão, na mesma, de prego a fundo - como eu ia - a hipótese de nos lesionarmos é muito maior do que quando andamos com armadura, pelo que mesmo este tipo de animais...pagam!

As luvas não têm uma explicação muito diferente...
Quando a mão está devidamente protegida, bate-se com tudo aquilo que se tem em quem está à frente mas se não estiverem ou se vai decrescendo em cada impacto (porque vai doendo) ou se parte a mão e, a partir daí...bem, socos vai ser difícil.

O problema, bem detectado, é que quem não sabe estas coisas (ou um idiota que se esqueceu, como eu) vai pensar que é demasiado selvagem desproteger o corpo mas não é porque desprotegendo-se protege-se quem vai apanhar e, naturalmente, o que vai apanhar é, também, o que bate.

É por causa de delays destes que sei que por muito esperto que seja não sou esperto o suficiente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home