Monday, March 06, 2017

Ficámos Todos Muito Sensíveis...

As questões do sexismo e do racismo são-me caras.
Assuntos que colocam as pessoas em pólos opostos são sempre interessantes.

Então,
não tenho um osso de racista em mim. Na verdade, acho que nunca tive.
É certo que quando era mais ignorante me parecia que poderia haver uma questão genética que diferenciaria, intelectualmente, as raças. Não posso afirmar, agora, que tal não acontece mas com o passar dos dias fui-me convencendo - não em esforço mas meramente por observação - que a questão cultural é muito mais significativa que a cor.

De todo o modo, queria que isto ficasse claro: mesmo quando ponderava o que descrevi, nunca me passou pela cabeça discriminar com base nisso. Não discrimino um branco estúpido e não o faria nem o fiz com um preto, independentemente da genética.

Mas andamos muito sensíveis porquê? Não deveríamos ser sensíveis ao racismo?
Quando praticava desporto competitivo, cruzei-me no campo com pretos e chamei-lhe tudo aquilo de que me lembrava. Tentava, ostensivamente, ser ofensivo.
É bonito? Não.
O que acontece é que este meu comportamento pode ter muito de má formação pessoal e falta de desportivismo mas não tinha nada de racista.
Não faz sentido insultar sem querer ofender e eu queria ofender toda a gente. Branco, preto, côr de laranja, de cabelo curto, unhas mal tratadas. Qualquer merda. Tudo que desse para lhes foder a cabeça, eu faria.

Há uma diferença imensa entre insultar porque se insulta e se insultar porque se é de outra raça.
Essa diferença perdeu-se.
A mim, por exemplo, chamavam-me gordo e diziam que não via a minha pila há 10 anos.
Hoje poderiam continuar a dizer-me isto mas eu jamais poderia chamar preto burro.

Acho bem insultar pessoas?
Bem...depende, não é?
O tema central, contudo, não é esse: nem sempre que se insulta alguém se é racista.
Eu não sou.
Eu insultava.

Ia falar do sexismo mas já não me apetece. Nem falar nem alterar o Título.
Sa foda.

Ser beijado por música há-de ser mais ou menos isto:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home