Friday, August 25, 2017

Interesses

Ontem, jantei com os Pais dEla que vieram de férias; férias essas que foram um tour por umas quantas cidades europeias.

Não tenho muito interesse pelas histórias de viagens das outras pessoas.
Ah, K...és uma besta... pareço ouvir de quem lê e a esses pergunto o seguinte: Quem tem interesse em ver vídeos caseiros não editados?! Ninguém, além dos próprios.
Para mim, uma e outra coisa são a mesma coisa.

É possível que as viagens dos outros me interessem mas é pouco comum.
Interessa-me gente que vai para lugares muito diferentes do meu e que vivem como vive (vá, aproximadamente chega) quem por lá anda;
Interessa-me gente que me sabe contar e enquadrar o interesse de uma determinada coisa que terá visto (K, nesta catedral foi enterrado o Czar X que foi assinado na Rua Y porque Z, por exemplo).

Normalmente, nenhuma destas duas coisas acontece.
A primeira porque a maioria procura resorts para tirar selfies na infinity pool;
A segunda porque a maioria não se interessa muito pelo enquadramento histórico ou cultural de onde vai.

Contarem-me que o edifício é lindo e que as pessoas são muito simpáticas! não me interessa para nada.

...havia, contudo, um assunto que me interessava mas que não quis trazer.

As pessoas em questão são, profissionalmente, um pedreiro e uma auxiliar de acção educativa (no meu tempo não se chamava isto).
Diz-nos a televisão e, eventualmente, quem nos rodeia - ainda que de forma pouco clara - que somos nós, os licenciados, quem viaja; somos nós, os licenciados, quem quer conhecer culturas diferentes; que somos nós, licenciados, quem tem capacidade para apreciar a história e compreender o intrincado Mundo das relações histórico-geográficas.

Conheço muitos e muitos gajos que têm cursos superiores e que, por isso, são superiores, que não têm uma ponta de curiosidade nos ossos. Podem dizer duas ou três polissílabos e, às vezes, nem isso.

A curiosidade e a vontade de aprender não dependem de instrução, é intrínseco.
Muitos de nós deveriam ter podido satisfazer a sua vontade com uma educação a que não puderam aceder.

Não queria ir para onde foram;
Não tenho particular interesse no que acharam interessante;
E nada disto interessa porque aprecio quem quer fazer e quem quer ir.

Isto é interessante.

Não toquei no assunto porquê?
Muitas das vezes estes meus interesses são mal entendidos.

Um amigo está a dar aulas de Yoga em que se pede aos participantes que dêem o que quiserem.
Há uns tempos, tive uma conversa sobre o resultado de optar por esta abordagem que foi muito interessante: o que pagarão as pessoas a quem não é pedido um preço pelo bem/serviço?
Então, perguntei-lhe quanto andava a dar aquela merda por cabeça.

O gajo, sem hesitar, abriu a caixinha onde tinham colocado o dinheiro e contou-o comigo.
Era óbvio que não me interessava quanto ele tinha recebido para saber quanto dinheiro ganhava. Este gajo é, provavelmente, o meu melhor amigo e entendeu a minha curiosidade.
...eu não posso perguntar uma coisa destas a qualquer pessoa,

Este caso não é diferente.
É difícil perguntar Tu, que és pedreiro, a que propósito tens ou ganhaste interesse em viajar?!.
Podem dizer-me que poderia formular a questão de outra maneira e tenho a certeza que o faria mas independentemente da formulação é muito provável que soasse da mesma maneira.

As pessoas são muito sensíveis...

K, sabias que o namorado da X é fã do Festival Eurovisão da Canção e vai ao espectáculo ao vivo.
- Pois. Ele deve cagar muito pra dentro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home