Wednesday, June 13, 2018

Compromisso

Ontem. numa conversa, disse que quando se quer ter sucesso profissional estamos sempre dependentes de compromissos e a resposta foi qualquer coisa como mas eu comprometo-me a fazer tudo bem feito, esse é o meu compromisso!.
Pois.
É bonito mas isso está longe de ser o que quis dizer.

Neste contexto, o compromisso não é isso. É um compromisso entre valores e resultados.
Se todos nos desapegarmos das palavras e no atentarmos aos actos e à realidade que nos rodeia será fácil verificar que os mais bem sucedidos entre nós (vamos ater-nos ao conceito de sucesso social) não são os mais estóicos moralmente; são o seu oposto.

Deixem-me tentar pintar o que quero dizer com um pincel nada subtil:
O Francis Ngannou (look it up) chega perto de um qualquer de vocês e diz: meu caro, vou enrabar-te!
Dito isto, o caminho pode ser diferente - referirei de seguida - mas o resultado o mesmo: vocês vão ser enrabados!
Os que são capazes de compromisso e, eventualmente, mais inteligentes, relaxarão e levarão com ele;
Os que são incapazes de compromisso e, eventualmente, mais burros, insurgir-se-ão e além de levarem com ele serão espancados.

Quando escreverem a vossa história, se forem do segundo tipo é provável que o façam em tom de admiração porque perante a adversidade resistiram!
Poderá ser uma admiração póstuma.

Quando escreverem a vossa história, se forem do primeiro tipo é provável que o façam em tom de escárnio porque se deixaram enrabar.
Será uma crítica que ainda vos encontrará a respirar, provavelmente.

Então,
se forem mais flexíveis moralmente, poderão dar-se ao luxo de olhar para o lado e evitar confrontos que vos desagradem ou serem menos honestos quando isso vos beneficia.
Aqui, talvez sejam CEOs.

Repara: tu dizes que eu sou muito mais esperto que tu e que o meu grau de competência é incrível! Pois bem: tu és incomparavelmente mais bem sucedida do que eu. 
Não é um acaso.

Digo isto sem ponta de crítica ou desamor.
Parece-me, apenas, o reconhecimento da fotografia que me põe à frente. 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home